top of page
  • Foto do escritorPimenta Rosa

Semana da Diversidade, Equidade & Inclusão começa nesta terça-feira

Com o tema 'Inclusão é ação: entenda o seu papel nesta jornada, nesta 4ª edição serão debatidos tópicos como times intergeracionais, estereótipos de gênero, antirracismo e bem-estar emocional da comunidade LGBTI+


Começa daqui a pouco e vai até a próxima sexta-feira (25), a Semana de Diversidade, Equidade & Inclusão em toda América do Sul. Promovido pela BASF, em sua quarta edição, a programação traz debates de assuntos como times intergeracionais, estereótipos de gênero, antirracismo e bem-estar emocional da comunidade LGBTI+.

O evento será híbrido e contará com a participação de executivos da companhia, palestrantes convidados, representantes dos Grupos de Afinidade e demais colaboradores e colaboradoras. Com o tema “Inclusão é ação: entenda o seu papel nesta jornada”, o objetivo é convocar as pessoas para a ação, estimulando o entendimento de que todos e todas são agentes de mudança para aumentar a conscientização e engajamento em relação à inclusão.

Diversidade, equidade e inclusão são componentes-chave dos valores e da cultura BASF. A jornada da companhia é norteada em fortalecer temas como pertencimento, interseccionalidade e protagonismo, além de auxiliar suas pessoas a desenvolver ferramentas para ter comportamentos mais inclusivos, com diálogo, escuta e posicionamento, dentro e fora do ambiente corporativo.

Para Bárbara Zabori, Gerente de DE&I da BASF na América do Sul, é preciso transformar ideias, conceitos e palavras em ações para promover transformações que gerem impacto positivo nas organizações e na sociedade.


'Precisamos combater as desigualdades que ainda permeiam nossas estruturas sociais, quebrar preconceitos, neutralizar obstáculos e abrir caminhos para uma realidade mais inclusiva e acolhedora. Na estratégia organizacional da BASF, priorizamos ações que valorizem a diversidade e a promoção da inclusão, desde os processos seletivos, passando pelos programas de desenvolvimento e retenção de talentos, até nossa cadeia de fornecimento', explica.

Programação de palestras

Todas as palestras serão transmitidas ao vivo com acesso ao público geral.

Confira a programação:

Dia 22

Abertura com Manfredo Rübens, presidente da BASF na América do Sul

Horário: 10h30

Futuro & Gerações: nossa conexão com o futuro e o poder de times intergeracionais

Temas abordados: Tendências de vida futura e estilo de vida; Diferenças geracionais; Navegando na dinâmica intergeracional no local de trabalho; Construindo uma comunicação eficaz entre gerações.

Horário: 10h40 às 12h

Construção de espaços sem preconceito: como promover o bem-estar emocional de pessoas LGBTI+

Temas abordados: Atividade de autoavaliação de preconceito LGBTI+; Barreiras cotidianas para a comunidade LGBTI+; Como construir ambiente seguros para a comunidade LGBTI+ no local de trabalho? Quais competências preciso? Como ser uma pessoa aliada?

Horário: 16h às 17h

Dia 23

Desafiando papéis e estereótipos de gênero: como superar nossos vieses

Temas abordados: Desvendando os estereótipos de gênero nas relações interpessoais e no local de trabalho; Estereótipos de gênero sobre homens e mulheres.

Horário: 11h às 12h

Inclusão é ação: nosso papel na criação de uma cultura de pertencimento e empatia

Temas abordados: Protagonismo, inclusão como um processo ativo; Entender pertencimento e empatia, como cada funcionário pode contribuir para um ambiente inclusivo; Atitude e comportamento.

Horário: 15h às 16h30

Dia 24

Diversidade e inclusão: aliados para inovar em ambientes complexos

Temas abordados: O que todas as pessoas podem fazer para inovar?

Horário: 11h às 12h

Escuta transformadora e inclusão de pessoas com deficiência

Temas abordados: Poder de escuta para transformar relações e incluir. Foco em pessoas com deficiência.

Horário: 15h às 16h

Dia 25

Criando espaços seguros para todas as pessoas: promovendo inclusão e antirracismo

Temas abordados: Abordando o racismo estrutural: entendendo e combatendo as desigualdades raciais; Desvendando o racismo sistêmico e seu impacto no local de trabalho; Estratégias para criar ambientes de trabalho antirracistas.

Horário: 10h30 às 12h

23 visualizações
bottom of page