Termina amanhã (07) prazo para escolha de livro a ser debatido no CCBB RJ em julho
- Pimenta Rosa
- 6 de jun. de 2024
- 2 min de leitura
Clube da Leitura do CCBB em julho terá como tema livro sobre representatividade e identidade de gênero escolhido pelo público no perfil do CCBB

Literatura e Identidade de Gênero é o tema do Clube de Leitura CCBB 2024 de julho que vai refletir sobre a complexidade da representatividade , quando se trata de arte e, principalmente, de literatura. “A criação de histórias, poemas e outros textos literários depende do gênero de quem fala? Em outras palavras, de que modo a identidade de gênero reflete e determina a criação?”, provoca a curadora e mediadora do Clube, Suzana Vargas.
Até o dia 7 de junho de 2024, o público escolhe, em votação aberta, no perfil do CCBB RJ (@ccbbrj), entre os livros Antes que seja tarde para se falar de poesia e o Eu sei como sair vivo disso, de Tom Grito.
A escolha do tema busca também, por meio da literatura, estimular a reflexão sobre a pauta no mês do Orgulho LGTBQIAPN+, incentivando a leitura e pensando sobre o mercado editorial. O encontro presencial acontecerá na segunda quarta-feira de julho, dia 10, no Centro Cultural Banco do Brasil Rio de Janeiro.
Para pensar sobre literatura e diversidade, foram convidados o autor dos livros, artista e criador Tom Grito e a pensadora e também escritora Rita von Hunty. Para Suzana Vargas, os dois desenvolvem, cada um ao seu modo, uma literatura ou texto que reflete nossa complexidade enquanto seres humanos submetidos a uma enorme abrangência na identificação de diferenças visíveis como raça , gênero, orientação sexual, formação educacional e pensamento. “O que mudou na contemporaneidade?”, ela pergunta, ao trazer, ainda, a indagação sobre como o texto literário pode refletir esses temas.
'Estou feliz por poder garantir uma bela reflexão com essas duas presenças e mais a participação especial do poeta e jornalista Ramon Nunes Melo, o Clube é uma bela oportunidade para pensarmos juntos e assim compreender mais amplamente esse momento da arte e da literatura', diz Suzana Vargas.
SOBRE OS LIVROS
Antes que seja tarde para se falar de poesia: O livro foi publicado inicialmente com o nome de Letícia Brito e, em 2023, relançado pelo autor, assumindo sua identidade masculina sob o nome de Tom Grito, sem, no entanto, mudar uma vírgula do que escrevera ainda identificado como mulher. São poemas que trazem nosso cotidiano feroz sempre atualizando seus motivos, escrevendo com o corpo e com a alma imersos no contemporâneo. Um poeta terrorista, no dizer de Marcelino Freire.
Eu sei como sair vivo disso: Neste livro de 2023, Tom Grito reúne seus textos orais , falados em praças públicas, em recitais para bem mais de 100 pessoas. São poemas longos, cartas, bilhetes trocados com outros poetas e faz uma coisa rara na literatura: questiona a própria poesia como uma espécie de não lugar , no sentido da sobrevivência material. Poemas sobre a pandemia, sobre seu modo de ser poeta estão nesta obra.
O encontro com Tom Grito, Rita Von Hunty e Ramon Nunes Mello acontecerá no dia 10 de julho de 2024, às 17h30, na Biblioteca Banco do Brasil, 5º andar, do CCBB RJ, com entrada gratuita. O Clube de Leitura CCBB 2024 conta com o patrocínio do Banco do Brasil.
Os vídeos dos encontros ficam disponíveis, na íntegra, no YouTube do BB. O projeto vai até dezembro de 2024 e sessões anteriores já estão disponíveis.
Commentaires