top of page
  • Foto do escritorPimenta Rosa

Thiago Zanon lança 'O rio entre nós' nesta quarta-feira (19), em Ipanema

Enredo trata do encontro de um médico brasileiro e um chefe tcheco, em um mercado de Praga, com todos os ingredientes para uma história envolvente



Da área de exatas, Thiago Zanon lança o primeiro romance para falar da mais inexplicável expressão humana: a paixão. Em O rio entre nós, o autor conta o encontro entre o médico brasileiro Alexandre e o chef tcheco Sebastian, em um mercado de Praga, na República Tcheca, com todos os ingredientes de uma receita que pode desandar ou curar quem sofre de amor não correspondido. Tudo bem marcado pela música, com citações a letras e a artistas que dão ritmo à narrativa. O lançamento será dia 19 de abril, às 19h, na Livraria da Travessa de Ipanema, no Rio.

'O livro surgiu do desejo de contar uma história de um amor que vive, desafia e supera o tempo, e ao mesmo tempo perguntar: um amor em suspensão tende a sobreviver mais que um realizado? É possível pessoas muito diferentes serem os protagonistas desse amor? Realidades econômicas, histórias de vidas e continentes diferentes. Isso importa? O narrador é um indivíduo que vive em um mundo de privilégios quase inimagináveis e, mesmo assim, é possível não encontrar a felicidade? Por que os personagens passam a vida toda da forma que o fazem? O que de fato é importante. Creio que essas foram as perguntas que o livrou ousou tocar', diz Thiago.

Recém-lançado pela editora Quixote+Do, O rio entre nós apresenta esse grande amor de uma vida inteira pela voz de Alexandre, desde o curso de Medicina na juventude à vida madura. São 25 anos contados com muitas referências sobre a década de 90, da trilha sonora à noite paulistana, passando pelas transformações políticas e sociais no país, como o medo da Aids e a luta contra o preconceito aos gays, antes de as bandeiras LGBTQIA+ ganharem as ruas.

'No tempo da narrativa, o preconceito era muito maior, e o livro até toca no ponto de que a liberdade com a qual o narrador vivia a sexualidade tinha a ver com a posição social privilegiada. Não fosse assim, muito provavelmente a história não seria possível. Hoje, a sociedade sabe mais, entende e aceita mais. O que não significa que estamos bem, como mostram as estatísticas de violência. Contar histórias entre pessoas do mesmo sexo, sem explorar tanto o tema do preconceito, é uma escolha que tenta mostrar como as questões são mais semelhantes do que diferentes. Também é importante jogar luz sobre como a disparidade econômica afeta tal percepção de liberdade', completa o autor.

Thiago Zanon nasceu e vive em São Paulo. Formado em Administração e Economia pela USP, é mestre em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de São Carlos. Fez pós-graduação em escrita literária pelo Instituto Vera Cruz e, agora, após uma carreira como consultor e executivo, publica o primeiro romance querendo seguir em frente também como escritor.

'Escrever, como já li diversas vezes e não tenho a pretensão de ser original, é uma necessidade. É um ímpeto de pôr para fora algo que fica se metamorfoseando dentro do autor. E um dia, eclode. O livro ficou pronto com dois narradores contando suas histórias, mas hoje só conhecemos a visão do Alexandre. Mas a história do Sebastian existe e é muito rica, pois ele viveu outra realidade, aqui sim será possível falar mais de preconceito e das lutas pela causa LGBTQIA+. A história de Sebastian também fala de dificuldades financeiras, de bissexualidade e de dependência química. Essa será a próxima história que desejo contar', adianta Thiago.

Serviço:


O rio entre nós

Thiago Zanon

Data: 19 de Abril

Hora: 19h

Local: Livraria da Travessa - Ipanema

Endereço: Rua Visconde de Pirajá, 572 - Ipanema - Rio de Janeiro

Editora Quixote+Do

272 páginas, R$ 52

Disponível no site da editora e na Amazon.

20 visualizações

Comments


bottom of page