top of page
Buscar

Tom Jobim Musical encanta São Paulo com homenagem ao maestro da Bossa Nova

  • Foto do escritor: Pimenta Rosa
    Pimenta Rosa
  • 4 de mar.
  • 4 min de leitura

Espetáculo celebra a vida e a obra de um dos maiores compositores brasileiros, levando o público a uma viagem musical inesquecível

Fotos divulgação: Caio Gallucci - @caiogallucci 
Fotos divulgação: Caio Gallucci - @caiogallucci 

Tom Jobim Musical chega a São Paulo nesta quinta-feira (6) para celebrar a vida e a obra de um dos maiores compositores da música brasileira. Após sua temporada de sucesso no Rio de Janeiro, o espetáculo apresenta a trajetória de Antônio Carlos Jobim, levando o público para uma jornada envolvente que começa na icônica praia de Ipanema dos anos 1950 e segue até suas conquistas internacionais em Nova York, quando a Bossa Nova encantou o mundo.


Ao lado de Vinicius de Moraes e João Gilberto, Antônio Carlos Brasileiro de Almeida Jobim, mais conhecido como Tom Jobim, foi o maestro de uma revolução musical que definiu a identidade da música brasileira no século XX. Canções imortalizadas como 'Garota de Ipanema', 'Desafinado', 'Corcovado', 'Águas de Março' e 'Wave' transcenderam o tempo, conquistando o mundo e solidificando Jobim como um ícone global.


O musical celebra a magnitude de sua obra, levando o público a reviver momentos marcantes dessa trajetória, do Rio de Janeiro para os palcos internacionais.

Após encantarem o público no Rio de Janeiro, cidade natal de Jobim, chega a São Paulo para celebrar a vida e o legado de um dos maiores nomes da música brasileira. O espetáculo traz à tona não apenas as suas canções, mas também o homem por trás da lenda, o 'maestro soberano' cuja obra ecoa de forma única, com uma mistura de simplicidade e sofisticação, característica da própria Bossa Nova.


A superprodução, estrelada por Elton Towersey (Tom) e Otávio Müller (Vinicius), reúne um elenco talentoso de 27 atores e 13 músicos, sendo a primeira grande biografia musical dedicada a Jobim. Sob a direção de João Fonseca, a mesma mente criativa por trás de grandes musicais como Tim Maia, Cazuza e Cássia Eller, a produção promete um espetáculo visual e musical inesquecível, com uma abordagem intimista e impactante da história de Tom.


Com texto de Nelson Motta e Pedro Brício, o musical é conduzido por uma direção musical de Thiago Gimenes, que assegura a fidelidade das músicas originais de Jobim, ao mesmo tempo em que cria uma experiência única para o público. A direção de João Fonseca guia o espetáculo de forma magistral, trazendo à tona o charme, a elegância e o carisma de Tom, sem deixar de lado a profundidade emocional que sua música transmite.


Cada cena do musical transporta o público para um momento diferente da trajetória de Tom Jobim, que vai da sua juventude nas praias de Ipanema, passando pela criação de sua obra-prima até seu reconhecimento mundial como um dos maiores compositores de todos os tempos. A experiência é uma verdadeira viagem no tempo, que fará todos cantarolarem as músicas que ajudaram a definir o Brasil no cenário internacional e moldaram a música popular mundial.


O espetáculo também se dedica a destacar as figuras que foram fundamentais para o desenvolvimento da música brasileira e da Bossa Nova. Para falar de Tom é, sem dúvida, falar de nomes como João Gilberto, Vinicius de Moraes, Elis Regina, Elza Soares, Dolores Duran, Jair Rodrigues e Frank Sinatra, entre outros. Cada um desses artistas teve papel vital não só na vida de Jobim, mas também na consolidação da Bossa Nova como um dos maiores movimentos musicais da história.


Nelson Motta, coautor do espetáculo, destaca o desafio de selecionar apenas 30 músicas para representar a riqueza da obra de Tom Jobim:


'A parte mais difícil de transformar sua vida e obra em um musical foi lidar com a qualidade de suas músicas: como escolher apenas 30? O certo é que nenhum musical da Broadway teve, tem ou terá um score musical à altura do maestro soberano Tom Jobim', declara Motta.

O projeto grandioso é um verdadeiro tributo a Tom Jobim, que é celebrado como um ícone da música brasileira e mundial. 'Uma peça sobre Tom só pode ser uma celebração sobre a música, o amor, a natureza e sobre o Brasil!!', comenta o diretor João Fonseca, destacando a importância de Jobim não apenas como compositor, mas como uma figura carismática e universal que influenciou gerações de músicos e artistas.


Tom Jobim Musical é uma homenagem ao homem que trouxe o Brasil para o mundo e levou o mundo para o Brasil. Este espetáculo não é apenas sobre a vida de Tom Jobim; é uma celebração da nossa cultura e do poder transformador da música. Como afirma o diretor musical Thiago Gimenes: 'Celebrar Tom Jobim é celebrar a música brasileira como referência global, um legado que inspira gerações… ‘Se todos fossem no mundo iguais a você’, que maravilha viver!'


O Tom Jobim Musical é apresentado pelo Ministério da Cultura e BB Seguros, com patrocínio da MAPFRE e SABESP, e apoio de ALELO, BRAHMA e ATLAS SCHINDLER. A realização é das produtoras Bonus Track e Bárbaro! Produções.



SERVIÇO:

Tom Jobim Musical

Temporada: 06 de março a 15 de junho

Local: Teatro Villa Lobos – Shopping Villa Lobos

Endereço: Av. Dra. Ruth Cardoso, 4777 – Jardim Universidade Pinheiros, São Paulo – SP Faixa etária: 10 anos

Duração: 2h30 (com intervalo de 15 minutos)

Horários:

  • Quintas, às 20h

  • Sextas, às 20h

  • Sábados, às 16h e 20h

  • Domingos, às 15h e 19h

Ingressos: Disponíveis no site Sympla (Tom Jobim Musical em São Paulo - Sympla) e na bilheteria do Teatro Villa Lobos.


 
 
 

Comments


White on Transparent.png

Inscreva-se no site para receber as notícias tão logo sejam publicadas e enviar sugestões de pauta

  • Facebook
  • Instagram
  • Twitter
  • YouTube

Obrigado por inscrever-se!

@2022 By Jornal Pimenta Rosa

bottom of page