• Pimenta Rosa

Tradicional 'Festa da Chiquita', de Belém do Pará, acontece neste sábado com novidades

A grande festa da diversidade de Belém do Pará, sempre na época do Círio de Nazaré, será neste sábado, no Memorial dos Povos, das 15h às 21h, e lotação de 200 pessoas



A Festa da Chiquita, o maior evento de diversidade de Belém do Pará, não passará em branco esse ano. Por conta da pandemia, mas com o avanço da vacinação, a festa acontecerá neste sábado (09/10), com entrada gratuita, dentro dos protocolos sanitários contra a Covid-19, como o uso de máscara e álcool em gel, além da necessidade de apresentação do comprovante de vacinação. O Memorial dos Povos, que fica à Praça Governador José Malcher, 257, terá capacidade máxima de 200 pessoas e a festa só tem autorização de funcionamento das 15h às 21h. O evento terá transmissão online pelo Youtube.


O titular da Fundação Cultural do Município de Belém (Fumbel), Michel Pinho, anunciou em seu Instagram a decisão de fazer a festa dentro dos novos protocolos, já que a Festa da Chiquita é patrimônio imaterial de Belém. Como a entrada é gratuita, os organizadores pedem as pessoas para chegarem cedo e que levem o comprovante de vacinação.


A mudança de local, da Praça da República, no entorno do Bar do Parque, para o Memorial dos Povos, não afeta a identidade da festa, diz o organizador da Festa da Chiquita há mais de 30 anos, Eloi Iglesias.


Neste ano, será a ‘Chiquita de todos os povos’. A gente está fazendo o evento porque são 43 anos de Chiquita e a gente não pode deixar de marcar território. É um evento que se constrói espontaneamente, que já se tornou social e político. Está na memória afetiva dos paraenses. Vamos resistir. E faremos isso neste ano, com o apoio tanto da Prefeitura de Belém, quanto do Governo do Estado. Terá os tradicionais concursos”, confirmou.


56 visualizações