• Pimenta Rosa

VAGAS.com lança recurso de declaração de identidade de gênero para melhorar busca

Nova solução proporciona processos seletivos on-line mais inclusivos e diversos, oferecendo às empresas a oportunidade de segmentar sua busca pelo profissional



A plataforma Vagas.com, líder em soluções tecnológicas de recrutamento e seleção, lançou um recurso de declaração de identidade de gênero. Por meio dessa nova solução, os processos seletivos poderão se tornar mais inclusivos e diversos. O recurso pretende facilitar o encontro entre profissionais não cisgênero e empresas que buscam ter maior diversidade de gênero em seus quadros de funcionários.

A partir de agora o candidato encontra um campo de declaração de gênero. Ele pode escolher até mais de uma opção no portal de empregos.

• Homem cisgênero / • Homem transgênero / • Mulher cisgênero / • Mulher transgênero / • Outro / • Prefiro não responder

Os termos cisgênero e transgênero também são explicados no próprio campo: Cisgênero: pessoa que se identifica com o gênero (homem/mulher) atribuído no nascimento.

Transgênero: pessoa que se identifica com algum gênero diferente do atribuído no nascimento.

'O objetivo dessa evolução na nossa ferramenta é dar maior visibilidade para profissionais não cis gênero e facilitar a busca deles pelas empresas. Agora, damos a oportunidade de pessoas trans autodeclararem suas identidades de gênero e, como consequência, as empresas conseguem saber quem são essas pessoas e recrutá-las em processos inclusivos, voltados à comunidade trans', explica Renan Batistela, analista de Diversidade e Inclusão da Vagas.com.

Mais agilidade para encontrar profissionais diversos

A plataforma de recrutamento e seleção usa a tecnologia de inteligência artificial integrada ao portal de candidatos para facilitar o dia a dia de recrutadores e empresas que procuram por profissionais não cisgênero, o que é uma tendência no mercado. Segundo estudo da consultoria Mais Diversidade, 97% das empresas pesquisadas pretendem ampliar o orçamento direcionado para esses profissionais em 2021. A solução disponibiliza em poucos cliques informações de identidade de gênero para que recrutadores possam realizar processos seletivos afirmativamente inclusivos.

Desde 2018 a VAGAS vem desenvolvendo soluções e iniciativas sobre diversidade e inclusão. No ano passado a empresa disponibilizou em suas plataformas o campo de autodeclaração racial com o objetivo de promover a diversidade racial no mercado de trabalho.

Sobre a VAGAS.com

A VAGAS.com é uma empresa de tecnologia que tem o propósito de contribuir para um mundo em que empresas escolhem melhor as pessoas e pessoas escolhem melhor as empresas. Oferecemos soluções como o VAGAS for business para apoiar empresas em seus processos de contratação, e o VAGAS.com.br para pessoas que buscam vagas de emprego gratuitamente.

Acreditamos na necessidade de se adaptar ao mundo que está emergindo, em que as pessoas buscam cada vez mais colaboração, flexibilidade e significado no seu trabalho. Somos mais de 140 pessoas e nenhum chefe. Trabalhamos sem metas financeiras e encaramos o lucro como consequência, não como fim. Criamos nossa própria metodologia de gestão e avaliamos nossas vitórias e nossos aprendizados em conjunto. Somos diferentes em vários sentidos, e é bem provável que esse seja nosso grande fator de sucesso.

Números que nos deixam orgulhosos!

Nossos números mostram mais do que uma posição de Mercado. Eles nos trazem uma dimensão do impacto positivo do nosso trabalho no dia a dia de milhares de empresas e na vida de milhões de pessoas.

+2000 empresas que utilizam nossa plataforma de recrutamento e seleção

+800 mil visitas diárias em nosso site de carreiras

+70 das 100 maiores empresas do País dentre os clientes

+19 milhões de currículos cadastrados em nossa base

+150 mil vagas conduzidas em nossa plataforma de recrutamento e seleção em um ano

+10 milhões de candidaturas por mês por meio do VAGAS.com.br

9 visualizações