• Pimenta Rosa

Vereadora Benny Briolly realiza hoje o Festival das Encruzilhadas, em Niterói

Evento acontece a partir das 14h, em São Domingos, e receberá um dos ícones da música pernambucana, Lia de Itamaracá, cantora das tradicionais cirandas



Nessa sexta-feira (10/12), às 14h, a primeira vereadora trans de Niterói, Benny Briolly, realiza a primeira edição do Festival das Encruzilhadas e recebe como convidada de honra a dançarina e cantora de ciranda Lia de Itamaracá. Na data marcada pelo Dia Internacional dos Direitos Humanos, o evento tem por objetivo exaltar Maria Mulambo, que é a protetora da Mandata de Favela e do Quilombo Xica, e Exu, que é a divindade responsável pelos caminhos, gargalhadas e festejos.


'Nossa Mandata de Favela queria celebrar nossa luta pelos direitos humanos de maneira bem impactante. Trazendo à tona nossa cultura afrobrasileira e as lideranças que tocam a luta resistindo nas ruas, favelas, terreiros, encruzilhadas. Nosso Quilombo é um lugar que erguemos para isso também. Vamos receber Lia com muito axé, muita ancestralidade, como ela merece.', explica a vereadora Benny Briolly.


Organizado pela Mandata de Favela, Quilombo Urbano Xica Manicongo e a Comissão de Direitos Humanos, da Criança e do Adolescente, presidida pela vereadora Benny Briolly, o Festival fará homenagens a figuras como cantora Mc Carol, co-vereadora Carolina Iara, ator e escritor Rodrigo França e o Pai Anderson de Oxaguian.. Além de ser convidada de honra, Lia de Itamaracá também irá receber o título de cidadã niteroiense pelos serviços prestados à cultura do Brasil.


'Nós somos mulheres guerreiras, nós somos persistentes. A gente luta pra vencer! Não importa quem está por trás da gente. Então se mostre, seja mais você. O Rio de Janeiro me espera!', declara Lia de Itamaracá.


O Festival das Encruzilhadas também terá como atração o Jongo da Serrinha e o Baque Mulher para garantir a gargalhada e o encanto como as rotas de uma nova possibilidade de existência. Além da exposição de artes Confluência, com curadoria de Mayra e João do Alto.


Dia: 10/12/2021

Horário: A partir das 14h

Endereço: Rua Alexandre Moura, 41, São Domingos, Niterói.

85 visualizações