• Pimenta Rosa

Xica Manicongo, primeiro Quilombo Urbano de Niterói, será inaugurado nesta sexta-feira

Iniciativa da primeira vereadora transexual de Niterói, Benny Briolly, o quilombo urbano terá oficinas irá acolher e resgatar a história e a cultura da população negra e LGBTQIA+



Nesta sexta-feira (29/10) Niterói ganha seu primeiro Quilombo Urbano, Xica Manicongo, será inaugurado por Benny Briolly, vereadora de Niterói, junto com os movimentos sociais Xica Manicongo, Quilombo Alagbara e o Coletivo Transparente.


Localizado na Cantareira, o espaço irá proporcionar atividades culturais, palestras, cursos e oficinas para a população do município. Sendo também, um ponto de acolhimento e resgate da história e cultura da população negra e LGBTIA+


O Quilombo Xica Manicongo tem muito de Benny. Mulher negra, trans e favelada, que entende a importância da história do povo negro, LGBTIA+ ser contada com protagonismo, sob uma perspectiva ancestral e carregada de axé.


A ideia do espaço é acolher uma população que sempre foi renegada pela sociedade, seja no que diz respeito à garantia de direitos, seja com relação a afetos”. A vereadora conclui “O objetivo é o espaço ser uma troca de aprendizados, cura, escuta e busca por autonomia em uma perspectiva africana de resgate da história”..


Carregando o nome da primeira travesti africana a pisar no Brasil, o espaço também pretende desenvolver pesquisas em parceria com a Universidade Federal Fluminense (UFF), por meio da realização de projetos sociais voltados para a população.


A inauguração do espaço Quilombo Urbano acontece no mesmo dia do aniversário da vereadora, entendendo a importância da sua trajetória como líder de movimentos sociais, em comemoração da sua vida e compreensão da importância do seu corpo como resistência e luta.


Além de contar com a presença da deputada estadual Erica Malunguinho,, que está a frente do Quilombo Urbano Aparelha Luzia, em São Paulo, e tem construído um legado de resgate e promoção da ancestralidade brasileira. Tanto que inspirou e vai batizar aqui em Niterói o Quilombo Urbano Xica Manicongo.


O evento será gratuito e contará com apresentações artísticas como samba de Monica Mac, Brisa Flow e o bloco Afro Olodumaré.


Serviço:

Dia: 29/10/2021

Horário: A partir das 15h

Local: Quilombo Urbano Xica Manicongo

Endereço: Rua Alexandre Moura, 41, São Domingos, Niterói.

36 visualizações