top of page

Carnaval

Apesar  de sua origem remontar à Mesopotâmia, Grécia e Roma,  séculos antes do Brasil ter sido descoberto, podemos afirmar com certeza que o Carnaval do Brasil é único e diferente de toda festa carnavalesca que acontece no mundo e, não por acaso, o mundo atribui ao carnaval do Brasil, o título de maior do planeta.

​

Surgido no Brasil a partir da tradição dos Europeus de se fantasiarem em bailes luxuosos, desde o princípio o carnaval brasileiro foi marcado por características únicas: O carnaval de rua por exemplo, começou com o entrudo  e as fantasias inusitadas surgiram a partir de um deboche feito pelo povo com os nobres da época que usavam roupas caríssimas em um baile cheio de formalidades.

​

A festa do povo obviamente era mais alegre, mais divertida ao som dos tambores africanos, do Jongo, da umbigada, do frevo. Então o melhor foi unir o útil ao agradável e, para organizar foram surgindo os grupos culturais no Recife e Olinda, os grêmios recreativos que se tornariam Escolas de Samba no Rio de Janeiro e os blocos puxados por trios elétricos na Bahia.

bottom of page