top of page
  • Foto do escritorPimenta Rosa

Caucaia cria Coordenadoria Especial da Diversidade para promover igualdade e direitos LGBTQIA+

Prefeitura de Caucaia estabelece marco histórico com a criação da Coordenadoria e impulsiona avanços para a comunidade



Fruto da luta da comunidade LGBTQIA+, a Prefeitura de Caucaia, no Ceará, publicou decreto criando a Coordenadoria Especial da Diversidade. A iniciativa representa um grande avanço para a população local, que nunca havia contado com um órgão dedicado à diversidade e à igualdade de direitos dentro da gestão municipal.


O prefeito de Caucaia, Vitor Valim (PSB), destacou a importância dessa medida:


'Essa iniciativa é uma resposta aos anseios de uma parte da população carente de políticas públicas que proponham uma sociedade mais igualitária. Hoje, damos um passo em direção a uma Caucaia para todos.'


A Coordenadoria Especial da Diversidade do Município terá como objetivos principais a formulação e implementação de políticas públicas voltadas para a população LGBTQIA+, a articulação de ações governamentais para fortalecer a proteção e promoção dos Direitos Humanos desse público, bem como o desenvolvimento, apoio e pactuação de ações que visam à visibilidade e promoção do calendário oficial do movimento LGBTQIA+.


Joecildo Silva, coordenador da Diversidade de Caucaia, ressaltou que o trabalho de articulação com os órgãos do município já está em andamento e que essa iniciativa é um marco importante.


'O prefeito teve a sensibilidade de criar essa coordenadoria, a fim de trazer políticas públicas para a comunidade LGBT no município. Nosso principal foco é combater a LGBTFobia, que ainda é muito forte em nosso município', afirmou.


Um dos desafios que muitos membros da comunidade LGBTQIA+ enfrentam em Caucaia é a discriminação. A LGBTFobia e a transfobia ainda são questões persistentes, tornando essencial o trabalho contínuo de conscientização e educação para promover a aceitação e o respeito. Para Letícia Santana, mulher trans e autônoma, a criação da coordenadoria representa um grande avanço e um sinal de acolhimento por parte da gestão pública:


'Para nós, é muito importante ter essa visibilidade, depois de anos de luta. Combater a LGBTFobia e a Transfobia é uma grande conquista para o nosso município e para todos nós', enfatizou.


A nova coordenadoria já tem planos de ação imediatos, incluindo a organização de um mutirão para a concessão de nome social a pessoas transexuais e transgêneros. O órgão está em contato com os órgãos do Governo do Estado e passa a atender a população ativamente por meio do e-mail diversidade@sgg.caucaia.ce.gov.br, com a expectativa de trazer novidades importantes para a comunidade LGBTQIA+ de Caucaia ainda neste mês.




bottom of page