top of page
  • Foto do escritorPimenta Rosa

Comunidade LGBTQIAP+ já recebeu mais de R$ 4 milhões com linha Havaianas Pride

Desde o lançamento da coleção Havaianas Pride, em 2020, a marca destina 7% da venda dos produtos para a All Out realizar projetos que apoiam a comunidade LGBTQIAP+ no Brasil e no mundo; Desde então, já foram repassados mais de R$ 4 milhões para a ONG.


Isa Isaac Silva, Pepita, Paulo Alves (Datafolha), Ana Andrade (All Out) e Cristina Naumovs no evento de lançamento da Pesquisa do Orgulho, em setembro/2022. Fotodivulgação


Desde 2020, Havaianas vem fortalecendo seu compromisso com a comunidade LGBTQIAP+, revertendo 7% das vendas de seus produtos Pride para a causa. Com lançamentos durante todo o ano, a coleção completa já tem mais de 30 itens, entre roupas, calçados, meias e acessórios que são vendidos globalmente. Em 2022, o valor repassado para a All Out foi de mais de R$ 1.4 milhão.

"O apoio consistente, autêntico e sincero de Havaianas à All Out tem impacto real na vida das pessoas LGBT+ no Brasil e ao redor do mundo. Aqui na All Out, nós testemunhamos todos os dias o poder que as pessoas têm quando trabalham juntas para mudar o mundo para melhor. E graças a Havaianas, cada pessoa que compra itens da linha Pride apoia diretamente este movimento e tantas comunidades LGBT+ ao redor do mundo", conta Ana Andrade, Gerente Sênior de Campanhas da All Out na América Latina.

Entre as ações realizadas no último ano com o repasse feito por Havaianas, podemos citar a campanha 'Catar: Amar não é crime', que realizou ativações antes, durante e após os jogos; o lançamento do podcast 'Vozes Diversas da América Central' liderado pelo time da All Out na América Latina, que falou com ativistas LGBT+ na Guatemala, em Honduras, em El Salvador e na Nicarágua; no Brasil, com o Instituto Matizes, a All Out publicou o relatório 'Entre ‘curas’ e ‘terapias', resultado de uma pesquisa que identificou 26 maneiras que a "cura gay" acontece no país, avançando esforços de combate a essas práticas nocivas também no Brasil, a campanha 'Resolve Esse B.O', que atua para que haja a inclusão de um campo para registrar que a motivação de um crime foi a LGBTfobia, além da opção de registrar o B.O. online.

'Com registros desse tipo, fica mais fácil identificar quantos e quais são os crimes de LGBTfobia que acontecem no Brasil. E isso permite que a gente faça pressão pra garantir a segurança e a proteção das pessoas LGBT+ de forma mais concreta e eficiente”' comenta Ana Andrade, Gerente Sênior de Campanhas da All Out na América Latina.


A campanha Resolve Esse B.O ainda está no ar e quem quiser participar pode assinar o abaixo assinado no link <https://campaigns.allout.org/pt/resolve-esse-bo>.

Havaianas é Pride o ano inteiro

Em 2022, Havaianas deu mais um passo nesta caminhada ao encomendar a Pesquisa do Orgulho, uma parceria inédita com o Datafolha, que mapeou a comunidade LGBTQIAP+ no Brasil e apontou que 9,3% das pessoas se identificam como LGBTQIAP+ na população adulta brasileira (16 anos ou mais).

A marca realiza ações ao longo de todo o ano e, em janeiro, mês da visibilidade trans, Havaianas trouxe uma ação para as redes sociais com dicas para pessoas trans curtirem a praia durante os dias de verão. De acordo com a Pesquisa do Orgulho, 1,7% das pessoas se identificam como Trans na população adulta brasileira (16 anos ou mais).


'No verão, época que para muitos é um momento de curtir e relaxar, para outros pode ser um grande desconforto. Havaianas ama o verão e acredita que todas as pessoas têm o direito de aproveitar a estação livremente se sentindo confortável para ser quem são', conta Maria Fernanda Albuquerque, VP global de marketing da Havaianas.


Sobre a pesquisa

A Pesquisa Havaianas/Datafolha foi realizada entre os meses de maio e junho de 2022, com uma amostra de 3.674 pessoas a partir de 16 anos de todas as classes econômicas. A amostra é representativa da população brasileira (167 milhões**), ou seja, mantém as mesmas características do total da população com 16 anos ou mais. A amostra abrange todo o país, distribuída em cerca de 120 municípios das cinco regiões brasileiras, na proporção que cada região representa no total da população (PNAD 2019 -- IBGE). Para acessar a íntegra da pesquisa, acesse Pesquisa do Orgulho.


0 visualização
bottom of page