top of page
  • Foto do escritorPimenta Rosa

DiversiGames inaugura centro de formação em Benfica para transformar vidas através da cultura gamer

O espaço oferecerá oficinas gratuitas de letramento digital, incluindo cursos de Fortnite, Minecraft, Desenvolvimento de Jogos 2D, Scratch 3.0 e Creator (Criação de Conteúdo), atendendo a crianças de 7 a 18 anos em turmas de 10 alunos cada.



O Instituto DiversiGames, em parceria com o empresário e diretor executivo Ricardo Chantilly e a diretora de Operações Mariana Uchôa, lança uma iniciativa inclusiva para impactar positivamente a vida de crianças, adolescentes e jovens em situação de vulnerabilidade social, moradores de favelas, pessoas com deficiência (PcD), negros e membros da comunidade LGBTQIAPN+ interessados em ingressar no universo dos jogos eletrônicos.


O projeto, intitulado DiversiGames, inaugura, em 31 de janeiro, seu primeiro centro de formação em Benfica, no Rio de Janeiro. O espaço oferecerá oficinas gratuitas de letramento digital, incluindo cursos de Fortnite, Minecraft, Desenvolvimento de Jogos 2D, Scratch 3.0 e Creator (Criação de Conteúdo), atendendo a crianças de 7 a 18 anos em turmas de 10 alunos cada. A metodologia e estrutura foram adaptadas para PcD, incluindo aulas de inglês e reforço escolar.


O DiversiGames emerge como um projeto de inclusão social, proporcionando acesso à cultura gamer, formação e experiências enriquecedoras. Com dois polos no Rio de Janeiro, o projeto visa não apenas fomentar a criatividade, mas também conscientizar sobre questões sociais relevantes e gerar oportunidades de carreira para os participantes, incentivando o desenvolvimento de diversas habilidades.


O empresário e diretor executivo do DiversiGames, Ricardo Chantilly destaca a expansão do projeto após seis anos de atuação no segmento gamer, agora ampliando o acesso aos jogos eletrônicos para diversos grupos minorizados. A iniciativa visa criar parcerias com ONGs e empresas interessadas em ações de responsabilidade social.


'Já são seis anos de trabalho no segmento gamer, com foco em gerar impacto positivo para moradores de favela. Agora vimos a necessidade de ampliar este acesso ao universo dos jogos eletrônicos para outros grupos minorizados, com a possibilidade de transformar vidas em diversos lugares, e estabelecer novas parcerias com ONGs e empresas que queiram se conectar ao projeto para realizar ações de responsabilidade social', explica Ricardo Chantilly, idealizador do projeto em parceria com a diretora de Operações, Mariana Uchôa.


'Quanto mais conexões tivermos, mais oportunidades e portas abertas serão criadas para aqueles que querem fazer parte do mundo dos games mas tem pouco ou nenhum acesso ao universo digital. Promovemos ainda mais transformação e inserção', afirma a executiva. Mariana Uchôa ressalta a multiplicidade de experiências, perspectivas e vozes do projeto. 'Mais do que uma empresa, a DiversiGames vem a ser um hub de diversidade, um movimento, um coletivo, que vai proporcionar oportunidades equitativas para todos, independente de raça, gênero, habilidade, origem ou orientação sexual', diz.


Guilherme Campos, diretor superintendente de Comunidades da Águas do Rio, destaca importância do projeto para o desenvolvimento integral das comunidades cariocas, destacando que o acesso à educação digital promove inclusão e igualdade de oportunidades.


'Para a Águas do Rio, participar de um projeto como o DiversiGames é reforçar o nosso compromisso com o desenvolvimento integral das comunidades cariocas. Estar envolvido neste programa, voltado ao letramento digital de jovens em nossas comunidades, reflete nossa convicção de que a transformação vai além das fronteiras do saneamento. Entendemos que é de suma importância investir no potencial desses jovens e prepará-los para desafios de um mundo cada vez mais digitalizado. O acesso à educação digital não apenas amplia horizontes, mas também promove a inclusão e a igualdade de oportunidades', conclui Guilherme Campos



O centro de formação conta com o patrocínio do Ministério da Cultura, por meio da Lei de Incentivo à Cultura, Águas do Rio e Instituto Aegea, além do apoio de Woohoo e TikTok.




Serviço:

As inscrições estão abertas, sendo presenciais e requerendo RG (ou certidão de nascimento) e CPF do participante e do responsável, além de comprovante de residência. Mais informações podem ser obtidas pelo WhatsApp: +55 21 96738-9926. O centro de formação DiversiGames Benfica está localizado na rua Marechal Aguiar, 72.


Calendário de oficinas DiversiGames - unidade Benfica:


Comments


bottom of page