top of page

Evento na Rocinha marca os 35 anos do Estatuto da Criança e do Adolescente com debates e música

  • Foto do escritor: Pimenta Rosa
    Pimenta Rosa
  • 31 de jul. de 2025
  • 2 min de leitura

Com programação gratuita, Escola de Música da Rocinha promove amanhã (1º) painéis com especialistas e representantes de movimentos sociais sobre os direitos de crianças e adolescentes nas favelas e periferias


Fotos divulgação
Fotos divulgação

A Escola de Música da Rocinha realiza, nesta sexta-feira ( 1º ), o evento “Estatuto da Criança e do Adolescente – 35 anos”, com programação dedicada à reflexão crítica sobre os direitos infantojuvenis no Brasil. A atividade acontecerá no auditório da instituição, em São Conrado, com entrada gratuita e certificação para os participantes inscritos.


Dividido em dois turnos, o encontro reunirá representantes de movimentos sociais, profissionais da educação, da assistência social e da justiça, com o objetivo de debater os avanços, desafios e limites do ECA desde sua promulgação, em 1990, até os dias atuais.


A primeira mesa, das 9h30 às 12h30, tem como tema “Entre becos e vielas: o ECA e a conquista dos direitos das crianças e adolescentes das favelas e periferias”, com mediação de Felipe Braga e participação de Itamar Silva (Grupo ECO), Rodrigo Torquato (advogado e educador) e Heloísa Helena (conselheira tutelar da Rocinha).


À tarde, das 14h às 17h, a mesa “Eu só quero é ser feliz: dignidade e vida para as crianças e adolescentes das favelas e periferias” propõe uma reflexão a partir de referências culturais como o “Rap da Felicidade”, que completa 30 anos em 2025. O debate será mediado por Larissa Montez e contará com Ivanir dos Santos (Professor e Babalawô) e Ana Paula Oliveira (Movimento Mães de Manguinhos).


O encerramento será com apresentação do Conjunto de Flautas Doce da Escola de Música da Rocinha, formado por alunos mais avançados da instituição. O grupo desenvolve repertório técnico e variado, executado com diferentes tipos de flauta doce, e integra as atividades formativas da escola desde 1996.


Coordenadora da programação, a professora e pesquisadora Fabiana Melo Sousa destaca a importância do evento como espaço de formação e mobilização social. Para ela, o encontro visa ampliar a consciência sobre a defesa dos direitos de crianças e adolescentes, especialmente em territórios de favela. Segundo Fabiana, a iniciativa contribui para sensibilizar educadores, jovens e profissionais de projetos sociais sobre a necessidade permanente de atuação coletiva na promoção da vida.


As inscrições estão abertas e devem ser feitas por meio do formulário neste link, com emissão de certificado para os participantes.





Serviço:

Evento: Estatuto da Criança e do Adolescente – 35 anos

Data: Sexta-feira, 1º de agosto de 2025

Horário: Das 9h30 às 17h

Local: Escola de Música da Rocinha – Av. Niemeyer, 776 – São Conrado, Rio de Janeiro – 17º andar (auditório)

Entrada franca

Inscrições com certificado: https://forms.gle/dYa8R741rEAsL1r49

 
 
 

Comentários


White on Transparent.png

Inscreva-se no site para receber as notícias tão logo sejam publicadas e enviar sugestões de pauta

  • Facebook
  • Instagram
  • Twitter
  • YouTube

Obrigado por inscrever-se!

@2022 By Jornal Pimenta Rosa

bottom of page