Festival Atos de Fala abre convocatória para laboratório de criação com artistas do Rio de Janeiro
- Pimenta Rosa
- 6 de ago. de 2025
- 2 min de leitura
Propostas selecionadas serão desenvolvidas no CCBB RJ e apresentadas na 7ª edição do evento, marcada para novembro; inscrições on-line vão até 15 de agosto

O Festival Atos de Fala, iniciativa que articula arte, texto e performance, está com convocatória aberta para artistas residentes no Estado do Rio de Janeiro. As inscrições, gratuitas, acontecem até o próximo dia 15 por meio do formulário disponível no site do festival.
A chamada integra a programação da sétima edição do evento, que acontece entre os dias 13 e 23 de novembro, no Teatro III do Centro Cultural Banco do Brasil Rio de Janeiro (CCBB RJ). A proposta é selecionar até seis projetos inéditos voltados ao campo das palestras-performances, em diferentes estágios de desenvolvimento, com ênfase em abordagens que reflitam sobre modos de convivência a partir de dimensões sociais, políticas, históricas, ecológicas e sensíveis.
As propostas escolhidas passarão por um processo formativo presencial em setembro, no CCBB RJ, com acompanhamento semanal ao longo de outubro. Os trabalhos desenvolvidos serão apresentados ao público durante o festival. A comissão de seleção é formada pelos curadores do projeto, Cristina Becker, Felipe Ribeiro e Marcéllo Mucída, além de dois convidados. O resultado da seleção será divulgado no dia 21 de agosto nas redes sociais e site do Atos de Fala (@atosdefala).
O projeto é realizado por meio da Política Nacional Aldir Blanc, com apresentação do Ministério da Cultura, do Governo do Estado do Rio de Janeiro e da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro. O patrocínio é do Banco do Brasil, que também apresenta o festival.
Criado em 2011, o Atos de Fala atua como plataforma curatorial que propõe o cruzamento de linguagens artísticas, reunindo artistas de áreas como artes visuais, vídeo, escultura, dança, teatro, performance, poesia e escrita crítica. A iniciativa tem como missão fomentar formatos híbridos de criação e estimular reflexões sobre temas urgentes do contexto local e global.
O Centro Cultural Banco do Brasil Rio de Janeiro, sede da próxima edição, celebra 35 anos de atuação em 2025 e segue como espaço de referência na cena cultural brasileira, promovendo programação acessível, diversa e conectada à sociedade.




Comentários