top of page

Gilberto Gil ganha primeiro musical biográfico dirigido por Miguel Falabella e estrelado por revelação mineira

  • Foto do escritor: Pimenta Rosa
    Pimenta Rosa
  • há 2 dias
  • 3 min de leitura

“GIL – Andar com Fé” estreia em agosto no Teatro Santander, em São Paulo, e percorre a trajetória do artista baiano por meio de seus maiores sucessos e momentos marcantes da cultura brasileira



A trajetória de um dos maiores nomes da música brasileira chegará aos palcos em formato de superprodução musical. A partir de 20 de agosto de 2026, o Teatro Santander, em São Paulo, recebe a estreia de “GIL – Andar com Fé”, primeiro musical biográfico dedicado à vida e à obra de Gilberto Gil. Com direção de Miguel Falabella e texto do premiado dramaturgo Newton Moreno, o espetáculo integra as comemorações dos dez anos da casa de espetáculos e promete conduzir o público por uma viagem sensorial através da história de um dos artistas mais influentes da cultura brasileira.


Antes mesmo do início dos ensaios, um encontro simbólico marcou os bastidores da produção. Miguel Falabella apresentou a Gilberto Gil o ator escolhido para interpretá-lo nos palcos. O momento aconteceu no Teatro Fernanda Montenegro, no Copacabana Palace, no Rio de Janeiro, e emocionou profundamente o jovem artista mineiro Gui Ventura.


Natural de Santa Luzia, em Minas Gerais, Gui foi selecionado entre mais de 800 candidatos que participaram do processo de audição para viver o cantor baiano. Ator, cantor, músico e compositor, ele não conteve a emoção ao conhecer pessoalmente o ídolo que agora terá a missão de representar em cena.


“Vivi um misto de emoção e catarse. Eu estava diante não só de um dos grandes mestres da nossa música, mas do artista que tanto me influenciou a ponto de ter sonhado um dia interpretá-lo no cinema. Ele abrandou minha ansiedade e pude sentir a força que tem essa missão”, relata.


Durante o encontro, Gui apresentou a canção autoral “Orixá da Palavra”, composta como uma homenagem ao artista e inspirada em aspectos marcantes de sua trajetória. Ao final, ouviu de Gil uma mensagem que resume o espírito da obra: “Faça apenas o que puder, não precisa do melhor”. Os dois encerraram o encontro cantando juntos “A Paz”, um momento que selou simbolicamente a passagem de bastão entre o homenageado e seu intérprete.


Com estreia marcada para agosto, o espetáculo contará com um elenco de 48 artistas, entre atores e músicos, cuja composição completa será anunciada no dia 26 de junho, aniversário de Gilberto Gil.


Mais do que uma biografia convencional, “GIL – Andar com Fé” propõe uma experiência inspirada na concepção iorubá de tempo, em que passado, presente e futuro coexistem e se entrelaçam. A narrativa não segue uma ordem cronológica. Em vez disso, conduz o público por uma travessia poética entre diferentes momentos da vida do artista, conectando infância, exílio, espiritualidade, família, política e criação artística.


Na montagem, Ituaçu e Londres, Bahia e mundo, palco e intimidade surgem simultaneamente, compondo um retrato multifacetado de um artista cuja obra atravessa gerações e permanece em constante transformação.


A música é o eixo central dessa jornada. Canções emblemáticas como “Andar com Fé”, “Aquele Abraço”, “Domingo no Parque”, “London, London”, “Tempo Rei”, “Drão”, “Vamos Fugir”, “Palco”, “Realce”, “Toda Menina Baiana” e “Se Eu Quiser Falar com Deus” aparecem integradas à dramaturgia, transformando memórias e acontecimentos em cenas carregadas de emoção.


A produção também retrata personagens fundamentais na trajetória de Gilberto Gil, entre eles Flora Gil, Caetano Veloso, Gal Costa, Maria Bethânia, Luiz Gonzaga e Sandra Gadelha, destacando as relações afetivas, artísticas e culturais que ajudaram a moldar sua história.


Autor do texto do musical, Newton Moreno é reconhecido por sua escrita profundamente conectada à identidade brasileira. Em sua carreira, assinou obras premiadas como “Agreste”, “As Centenárias”, “Memória da Cana” e “Cangaceiras”, consolidando-se como um dos principais dramaturgos do país.


Apresentado pelo Ministério da Cultura, “GIL – Andar com Fé” conta com patrocínio master do Santander Brasil, Zurich Santander e Lorenzetti, além do patrocínio da MAPFRE. A realização é da Atual Produções e Aurora Produções, responsáveis por grandes sucessos do teatro musical brasileiro.


Mais do que uma homenagem a um dos maiores artistas do país, o espetáculo se propõe a reafirmar a força de uma obra que ajudou a construir a identidade cultural brasileira. Ao transformar em cena a trajetória de Gilberto Gil, o musical celebra não apenas um cantor e compositor, mas um pensador, um criador e uma das vozes mais importantes da história do Brasil.


Foto divulgação: Robert Schwenck
Foto divulgação: Robert Schwenck

Serviço

GIL – Andar com Fé

📍 Teatro Santander – Complexo JK Iguatemi

📌 Avenida Presidente Juscelino Kubitschek, 2041 – São Paulo (SP)

📅 Estreia: 20 de agosto de 2026

⏱ Duração: 2h20 (sem intervalo)

🔞 Classificação indicativa: 12 anos

♿ Todas as sessões contam com audiodescrição e tradução em Libras.

🎟 Ingressos disponíveis pela plataforma Sympla e na bilheteria do Teatro Santander.

 
 
 

Comentários


White on Transparent.png

Inscreva-se no site para receber as notícias tão logo sejam publicadas e enviar sugestões de pauta

  • Facebook
  • Instagram
  • Twitter
  • YouTube

Obrigado por inscrever-se!

@2022 By Jornal Pimenta Rosa

bottom of page