top of page
  • Foto do escritorPimenta Rosa

MSD Brasil assina compromisso para promover os direitos LGBTQIA+

Farmacêutica integra o Fórum de Empresas e Direitos LGBTI+, reforçando seu engajamento para promover igualdade e diversidade dentro da empresa



A MSD Brasil acaba de tornar-se membro do Fórum de Empresas e Direitos LGBTI+, movimento com atuação permanente que reúne e articula empresas em torno do compromisso com o respeito e a promoção aos direitos LGBTQIA+ no ambiente empresarial e na sociedade. Ao assinar os 10 Compromissos com os Direitos Humanos LGBTI+, a MSD reforça o comprometimento de oferecer a seus colaboradores diversidade, inclusão, oportunidades e salários justos independente de orientação sexual ou identidade de gênero.

'Na MSD, essas pautas já fazem parte de nosso dia a dia, pois refletem nossa cultura e nossa preocupação em criar um ambiente onde é possível se expressar e influenciar positivamente. Acreditamos que a diversidade e a inclusão são mais do que palavras: trata-se de fomentar uma múltipla força de trabalho, com colaboradores que se sentem confortáveis para trazer suas visões e mundo e suas perspectivas únicas para o ambiente corporativo', comenta Elisa Mendoza, diretora de RH da MSD Brasil. 'Na MSD, essas pautas já fazem parte de nosso dia a dia, pois refletem nossa cultura e nossa preocupação em criar um ambiente onde os colaboradores se sintam confortáveis para expor suas visões e mundo e suas perspectivas únicas. Ao promover a diversidade e a inclusão dentro de nossas equipes, criamos uma múltipla força de trabalho, com profissionais cada vez mais dispostos a trocar ideias, ensinar e aprender com as diferenças', ressalta.

Mobilizando instituições envolvidas com a criação de políticas e ações que reflitam, na prática, as máximas da Declaração Universal dos Direitos Humanos, o Fórum de Empresas e Direitos LGBTI+ contribui diretamente para a inclusão e a ascensão socioeconômica dos profissionais que se identificam com o grupo LGBTQIA+ e para o aprimoramento dos processos de seleção, contratação e comunicação dentro das empresas.

'As ações de inclusão e diversidade possibilitam aos colaboradores desenvolver um grande senso de pertencimento. Afinal, uma cultura que não apenas acolhe as diferenças, como incentiva o intercâmbio de percepções e experiências, permite que o indivíduo se desenvolva tanto profissionalmente quanto pessoalmente', explica Estevam Baldon, Gerente Médico de Vacinas e Líder do Rainbow Alliance, grupo criado para inspirar e desenvolver uma cultura inclusiva que apoie uma vibrante rede de funcionários LGBTQIA+ e aliados, por meio de recrutamento e desenvolvimento de talentos, alcance comunitário e integração de negócios.

O grupo é aberto a todos os colaboradores da MSD Brasil que se identifiquem como Lésbicas, Gays, Bissexuais, Transgêneros e Queers, bem como os interessados em se tornar Aliados da causa. Dentre as conquistas lideradas pelo Rainbow Alliance, a MSD Brasil hoje conta com iniciativas afirmativas como apoio jurídico e psicológico, ampliação da licença-parental de 12 semanas para casais heterossexuais, homossexuais e pais adotivos, auxílio adoção e contratação de pessoa trans, além de palestras e discussões frequentes sobre temas relacionados à causa LGBTQIA+, estimulando um ambiente de trabalho acolhedor para todos os colaboradores e que preze pelo respeito mútuo, inclusão e responsabilidade.

Delair Bolis, presidente da MSD Saúde Animal no Brasil, Paraguai, Uruguai e Bolívia, reforça que as pessoas são a principal prioridade da companhia e que integrar o Fórum corrobora com o cuidado que a MSD tem com o livre expressar e ser de cada um de seus colaboradores. 'Valorizamos e respeitamos a diversidade. A singularidade de cada colaborador é uma das nossas fortalezas: cada um deve ser respeitado e amparado em suas escolhas e perfis, o que faz com que todos tenham força e desejo de se expressarem com todo potencial e capacidade que possuem. Por isso, Diversidade, Equidade & Inclusão é um dos nossos pilares corporativos.'

Os 10 compromissos assumidos pela MSD Brasil ao assinar a carta de adesão são:

  • Comprometer-se, presidência e executivos, com o respeito e com a promoção dos direitos LGBTI+;

  • Promover igualdade de oportunidades e tratamento justo às pessoas LGBTI+;

  • Promover ambiente respeitoso, seguro e saudável para as pessoas LGBTI+;

  • Sensibilizar e educar para o respeito aos direitos LGBTI+;

  • Estimular e apoiar a criação de grupos de afinidade LGBTI+;

  • Promover o respeito aos direitos LGBTI+ na comunicação e marketing;

  • Promover o respeito aos direitos LGBTI+ no planejamento de produtos, serviços e atendimento aos clientes;

  • Promover ações de desenvolvim

  • ento profissional de pessoas do segmento LGBTI+;

  • Promover o desenvolvimento econômico e social das pessoas LGBTI+ na cadeia de valor;

  • Promover e apoiar ações em prol dos direitos LGBTI+ na comunidade.

Comments


bottom of page