top of page
  • Foto do escritorPimenta Rosa

Mulher transexual queimada em Recife teve de amputar os dois braços e terá cicatrizes

A Polícia de Pernambuco está tentando entender o que aconteceu. Roberta Nascimento da Silva, de 32 anos, que vive na rua, teria sido queimada por jovens no centro de Recife



A transexual Roberta Nascimento da Silva, de 32 anos, que foi queimada por jovens no Cais de Santa Rita, centro de Recife, em Pernambuco, teve de amputar o braço direito nesta quarta-feira (30/06). Ela, que vive em situação de rua, teve lesões no tórax, abdômen, mãos e braços no último sábado (26/06), quando foi incendiada, e ainda teve de fazer um procedimento de raspagem de partes do corpo para tirar pedaços da roupa que se fundiram à sua pele.


Tão logo chegou ao Hospital da Restauração, no sábado, teve o braço esquerdo amputado, já que toda a carne tinha sido consumida pelas chamas. O fogo consumiu 40% de seu corpo, chegando à musculatura, e os procedimentos tiveram de ser urgentes para garantir que ela sobrevivesse. Agora foi a vez do braço direito, já que não havia condição de fazer enxertos de carne no que sobrou do braço.


De acordo com o coordenador da área de queimados do Hospital da Restauração, no Derby, Marcos Barreto, a paciente tem quadro de saúde estável, está acordada e já na Unidade de Terapia Intensiva (UTI), sem que seja necessário receber ventilação mecânica. A cirurgia, que durou cerca de duas horas e meia, levou à amputação do braço de Roberta acima do cotovelo.


A polícia acredita que foi uma tentativa de homicídio, embora não tenha ainda a confirmação da motivação. A expectativa do Centro LGBT de Pernambuco é que o responsável seja localizado e punido, para evitar que novos casos ocorram. AS denúncias podem ser feitas pelos telefones (81) 3182-7665 ou 3182-7607, ou ainda por email centrolgbtpe@gmail.com, com sigilo absoluto. A Prefeitura de Recife também recebe denúncias contra LGBTfobia pelo seguinte link. As vítimas podem ir também ao Centro de Referência em Cidadania LGBT do Recife, na Rua dos Médicis, 86, na Boa Vista, sempre de segunda a sexta-feira, das 09h às 17h.

8 visualizações
bottom of page