top of page
  • Foto do escritorPimenta Rosa

Museu da Diversidade Sexual e Sebrae se unem para oferecer cursos gratuitos a comunidade LGBTQIAP+

Com inscrições limitadas, as aulas acontecem em novembro de 2023 nos formatos online e presencial


O Museu da Diversidade Sexual (MDS), instituição da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo, irá realizar no mês de novembro dois cursos gratuitos nos formatos online e presencial para o público LGBTQIAP+. Os cursos 'Museologia LGBTQIA+: Diálogo e experiências entre museus e comunidades' e 'Empreenda Rápido', serão realizados em parceria com o Sistema Estadual de Museus de São Paulo (SISEM-SP) e a Rede LGBTQIA+ de Memória e Museologia Social e Sebrae, respectivamente.

O curso Museologia LGBTQIA+: Diálogo e experiências entre museus e comunidades, é promovido por meio do Programa Conexões Museus e acontece no dia 23 de novembro, das 19h às 21h em formato online. A aula será ministrada por Leonardo Vieira, historiador, museólogo e coordenador do Núcleo de Museologia e Acervo do Museu da Diversidade Sexual do Estado de São Paulo; Aires, que desenvolve trabalhos como educadora, artista visual, produtora cultural e curadora independente; Caio de Souza Tedesco, curador, professor de história e pesquisador e; Tony Boita, museólogo e psicanalista.

O curso é aberto para profissionais, pesquisadores e estudantes de todo o território nacional e tem o objetivo de apresentar as principais diretrizes e discussões que estruturam o propósito e a prática da Museologia LGBTQIAP+, abordando conceitos e compreensões sobre gênero e sexualidade, os direitos das comunidades LGBTQIA+ garantidos pela legislação brasileira, além de promover experiências comunitárias e institucionais desenvolvidas recentemente em diferentes regiões do país. A primeira edição do curso em agosto deste ano contou com mais de 200 inscritos.

Com vagas limitadas, o Empreenda Rápido é desenvolvido pelo Centro de Empreendedorismo e Formação com o apoio do Sebrae, acontece entre os dias 27 novembro e 1 de dezembro, em formato presencial, na Rua 24 de Maio, nº 32, no bairro da República, centro de São Paulo, das 14h às 18h. As aulas são indicadas para quem busca oportunidades de empreender ou que já estão nesse mercado, porém, querem melhorar a gestão do seu trabalho.

O conteúdo do curso irá auxiliar o empreendedor com conhecimentos necessários nos cinco eixos básicos do empreendedorismo, refletindo sobre a criação da marca, passando até por conhecimentos financeiros e burocráticos necessários para que os estudantes possam progredir a ideia do próprio negócio.

'O MDS buscou parceria com o Sebrae por entender que eles são uma instituição referência no apoio a micro e pequenas empresas. O que faz o curso Empreenda Rápido ser uma excelente oportunidade para melhorar as habilidades empreendedoras e gestão de negócios', diz Marisa Bueno, diretora de equipamento do Museu da Diversidade Sexual.

Serviço

Museologia LGBTQIA+: Diálogo e experiências entre museus e comunidades

Data: 23 de novembro

Horário: das 19h às 21h

Local: Virtual - Canal no Yotutube do Museu da Diversidade Sexual

Inscrições: Link

Empreenda Rápido – SEBRAE

Data: de 27 novembro a 1 de dezembro

Horário: das 14h às 18h

Local: Presencial - SEBRAE - Rua 24 de Maio, nº32 – República – São Paulo/SP

Vagas: Limitadas

Inscrições: Link

Comentários


bottom of page