top of page
  • Foto do escritorPimenta Rosa

Prefeitura celebra 50 anos do Hip Hop com shows no Novo Anhangabaú

Rapper estadunidense Pharoahe Monch, BK’, DJONGA, MV Bill e Dexter, Thaíde, Negra Li, entre outros, se apresentam nos dias 19 e 20 de agosto; comemoração continua com programação de Hip Hop por 365 dias


A Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, anuncia a comemoração de 50 anos do Hip Hop. Com shows de grandes nomes do Hip Hop nacional, as celebrações ocupam o Vale do Anhangabaú neste sábado(19) e domingo (20), com três palcos. No sábado, o evento conta com apresentações do rapper estadunidense Pharoahe Monch, além de BK', Eduardo Taddeo, Yzalú, entre outras. No domingo, sobem aos palcos DJONGA, MV Bill e Dexter, Negra Li, Rappin’ Hood, Thaíde e apresentação conjunta de Kyan, Tasha & Tracie e Gregory. As apresentações são gratuitas.

'A Prefeitura entende a importância e a relevância do Hip Hop para a cultura da periferia, e estamos orgulhosos dessa mega comemoração de meio século do Hip Hop”, afirma a secretária de cultura Aline Torres. “Vamos ocupar o Vale do Anhangabaú e a cidade inteira, com programação descentralizada até o fim do ano'.

Natural do Queens, Pharoahe Monch se apresenta pela primeira vez no Brasil, e é um dos veteranos da cultura hip hop estadunidense, tendo iniciado sua carreira na década de 1980. O intérprete de Simon Says já colaborou com o brasileiro Sérgio Mendes, além de Amy Winehouse, Justin Timberlake, Linkin Park, DJ Premier e Wyclaf Jean. A atração internacional sobe ao palco Viaduto do Chá encerrando a festa no sábado.


No dia 19, a celebração de 50 anos do Hip Hop conta com apresentações de BK', Trilha Sonora do Gueto, Afro-X e Eduardo Taddeo, no Palco Viaduto do Chá. Também no sábado, no Palco Vale Anhangabaú, se apresentam Mr. Grande-E Show Ícones do Rap, Yzalú, Cris SNJ, MC Souto, DJ Zeme e Helião RZO e A Força. Já no Palco Referência Breaking, apresentam-se stylo urbano, Jabaquara Breakers, Marcelinho Backspin e IDM CREW.


No dia 20, o Palco Viaduto do Chá abre com Kyan, Tasha & Tracie, Gregory; na sequência, shows de Thaíde, Fat Family, Major RD, MV Bill e Dexter, e DJONGA. No Palco Vale do Anhangabaú, DJ SET KALAMIDADE, DJ Lobato e MC Darua, Conexão do Morro, Ndee Naldinho, Rappin’ Hood, Chris Lady Rap, Yunk Vino e Negra Li. Já no Referência Breaking, se apresentam Street Warriors, Detroit Break e Nelson Triunfo - Baile Black.

O Hip Hop nasceu em meados da década de 70 como um movimento cultural da juventude preta e latina das ruas de Nova Iorque. A data de 11 de agosto é marcada pela primeira festa desta manifestação artística, realizada por Kool Herc e Cindy Campbell, no bairro do Bronx. No Brasil, o movimento chegou nos anos 1980, e muitos consideram a cidade de São Paulo como o berço do Hip Hop no Brasil, em especial o centro da capital paulista.

'Essa cultura, que tem seu início em um ambiente extremamente fragilizado por diversos tipos de violências, carrega a síntese do que é transformação. O Hip Hop, desde a década de 70, vem conquistando o mundo e segue mudando a música, a dança, a moda, as artes visuais e a maneira como toda uma juventude, em sua grande maioria preta e periférica, se expressa”, afirma o assessor técnico do núcleo de hip hop, Marcello Gugu. “O Hip Hop é capaz de ressignificar espaços e transformar a vida das pessoas, guiando-as para um lugar melhor, fomentando a arte, a busca pelo conhecimento, o empoderamento, o crescimento pessoal e muito mais'.


Até agosto de 2024, a programação se espalha por espaços importantes de todas as cinco macrorregiões da capital, como o Pátio São Bento, Praça da República, CCSP, Casa de Cultura Hip Hop Leste, entre outros pontos da cidade, contemplando apresentações e vivências de artistas de todos os quatro elementos da Cultura Hip Hop: Break, DJ, MC e Graffiti.


Confira a programação completa:

50 anos Hip Hop, Vale do Anhangabaú



Sábado 19/08

Palco Viaduto do Chá

12h - BK'

14h - Trilha Sonora do Gueto

16h - Afro-X

18h - Eduardo Taddeo

20h - Pharoahe Monch (EUA)



Palco Vale Anhangabaú

Mestre de Cerimônia - Rafael Teixeira

11h - Mr. Grande-E Show Ícones do Rap

13h - Yzalú

15h - Cris SNJ

17h - MC Souto

19h - DJ Zeme e Helião RZO

19h - A Força


Palco Referência Breaking

11h - Stylo Urbano

13h - Jabaquara Breakers

15h - Marcelinho Backspin

17H - IDM CREW

Domingo 20/08

Palco Viaduto do Chá

12h - Tasha e Tracie, Kyan e Gregory

14h - Rose MC

14h - Thaíde

16h - Major RD

18h - MV Bill e Dexter

20h - Djonga

Palco Vale Anhangabaú

Mestre de Cerimônia - Nayara de Deus

11h - DJ SET KALAMIDADE

13h - DJ Lobato e MC Darua

15h - Conexão do Morro e Ndee Naldinho

17h - Rappin’ Hood

17h - Chris Lady Rap

19h - Yunk Vino

21h - Negra Li


Palco Referência Breaking

13h - Street Warriors

15h - Detroit Break

17h - Nelson Triunfo - Baile Black


Pátio São Bento - DJs

13h - DJ Simmone Lasdenas

14h - DJ Dri - Os Metralhas

15h - DJ Ninja

16h - DJ Kalfani

17h - DJ HUM & EXPRESSO DO GROOVE


1 visualização
bottom of page