top of page

Rocinha recebe projeto “Missão, Música e Sociedade” com três dias de debates e shows gratuitos

  • Foto do escritor: Pimenta Rosa
    Pimenta Rosa
  • há 6 horas
  • 2 min de leitura

De hoje (26) até sexta-feira (28), a Escola de Música da Rocinha promove encontros sobre a canção brasileira, unindo reflexões sobre cultura popular e apresentações de nomes da cena musical

Foto divulgação
Foto divulgação

Começa daqui a pouco, às 18h, a edição 2025 do projeto “Missão, Música e Sociedade”, realizado na Escola de Música da Rocinha. O evento, que se estende até sexta-feira (28), reúne debates, convidados especiais e apresentações musicais com entrada franca.


A abertura está por conta da Orquestra de Câmara da Rocinha, que apresenta o clássico sertanejo “É o Amor”, de Zezé Di Camargo & Luciano. Na sequência, o público participa da mesa “Movimentos, Classes Populares e Cultura”, mediada por Thiago Pires, instrumentista, compositor e idealizador do projeto.


Na quarta (27), o tema em pauta será “Música Popular e Mídia”, com participação de Marco Braz (Academia de Cinema da Rocinha), Dom Filó (Cultine.TV) e Mano Teko, nome histórico do funk carioca.


O encerramento, na quinta (28), traz a discussão “Corpo, Mulher e a Música Popular”, mediada pela pesquisadora Flávia Melo Sousa, e apresentações de destaque: o cantor Nelson Burgoz, da banda Nelson e Os Gonçalves, e o grupo Os Wanderleys, que exploram sonoridades do brega ao rock.


Criado em 2018, o evento se consolidou como um espaço de reflexão sobre a música brasileira para além do entretenimento, destacando o papel das classes populares na formação da identidade cultural do país.


“A música precisa ser entendida como fenômeno social, fruto da experiência de diferentes grupos étnicos e comunidades”, explica Thiago Pires.

O projeto tem curadoria da professora e pesquisadora Fabiana Melo Sousa, que reforça a importância do evento:


“É essencial que a Escola de Música da Rocinha seja uma referência nesses debates, porque a formação musical também passa pela escuta crítica e pela compreensão do nosso tempo”.


Serviço:

Música Popular Brasileira: uma questão de classe - Missão, Música e Sociedade - 2025

De 26 a 28/8

• Apresentações musicais e debate sobre a canção brasileira.

• Dias: 26/08 – terça - 18h às 20h; 27/08 - quarta - 18h às 20h; 28/08 – quinta - 15h às 18h

Local: Escola de Música da Rocinha Endereço: Av. Niemeyer, 776 - São Conrado, Rio de Janeiro – RJ – auditório - 17º andar

Entrada franca


 
 
 

Comments


White on Transparent.png

Inscreva-se no site para receber as notícias tão logo sejam publicadas e enviar sugestões de pauta

  • Facebook
  • Instagram
  • Twitter
  • YouTube

Obrigado por inscrever-se!

@2022 By Jornal Pimenta Rosa

bottom of page