top of page
  • Foto do escritorPimenta Rosa

Terminou seu relacionamento? Cinco formas de superar a dor

Entre janeiro e novembro de 2022, foram registrados 68,7 mil divórcios no Brasil



Entre janeiro e novembro de 2022, foram registrados 68,7 mil divórcios no país, o menor número desde 2018. O dado é do Colégio Notarial do Brasil (CNB) e representa uma queda de 10% em relação a 2021. No ano passado, foram registrados 76,6 mil divórcios, um recorde na história brasileira. Considerando os dados acima, é possível perceber que muitas pessoas tiveram que vivenciar as fases do luto depois do fim do relacionamento e buscar alternativas para superar a dor.

'Todo fim de relacionamento, mesmo aqueles que finalizam de forma mais tranquila, causa um desconforto e gasto de energia, seja para evitar lugares, pessoas ou somente o fato de explicar o que houve para as pessoas mais próximas. Na maioria das vezes, enfrentar esse término requer decisões mais extremistas, como bloquear o ex companheir@ das redes sociais, lidar com possíveis sentimentos ou, considerando os casamentos, a divisão de bens. Tudo isso causa desgaste, e é preciso saber onde recarregar as energias', disse Henri Fesa, especialista em relacionamentos e representante da Casa das Magias.

Diante das etapas do luto e de toda a exaustão que o período pode gerar, muitas pessoas buscam a superação através da espiritualidade e/ou do contato com lugares e pessoas que, de alguma maneira, fazem esquecer ou amenizam a situação. O luto após o término possui as seguintes etapas: negação, raiva, negociação, depressão e, por fim, a aceitação. Nesse processo todo, é importante se agarrar a tudo que possa diminuir o peso da dor. 'É imprescindível entender que o orgulho vai retardar o processo de cura. Para chegar na aceitação, é preciso se desfazer de alguns pensamentos e crenças. Quanto mais rápido isso acontecer, melhor', conclui Henri Fesa.

Veja as cinco formas de como superar a dor do fim do relacionamento:

1. Fazer terapia

Ter um(a) profissional preparado(a) para lidar e ajudar com os pensamentos, guiando e orientando para a melhor forma a se pensar, é um caminho necessário e compensador. Após o fim de uma relação, passar por terapia é, sem dúvidas, um auxílio gigantesco para a busca da aceitação e do amor próprio;

2. Viajar

Conhecer uma cidade diferente, lidar com novas pessoas e novas experiências pode fazer com que o processo de aceitação chegue mais rápido. É importante estar aberto(a) ao novo;

3. Rever os amigos

Esse é clichê, mas continua funcionando como nunca, sobretudo em um momento tão delicado que é o da separação. Rever os amigos é uma forma do nosso mecanismo corporal entender que a vida vai continuar e que não é o fim;

4. Limpeza Espiritual

O serviço Limpeza Espiritual bloqueia todas as energias negativas e faz com que a vida seja mais leve e próspera. É a chance da reconexão consigo mesmo.

5. Ouvir músicas

Ouvir músicas, além de preservar a memória, estimula a criatividade, reduz os níveis de estresse, ajuda a combater a depressão e, especificamente nesse luto após o fim do relacionamento, vai fazer com que haja mais leveza, melhorando a qualidade do sono e aliviando a dor.


1 visualização
bottom of page