top of page
  • Foto do escritorPimenta Rosa

Vereadora Benny Briolly lança livro de memórias 'Mulher da vida: narrativas de um corpo político'

Publicado pela editora Oficina Raquel, o lançamento - marcado para o dia 16 de abril, terça-feira, na Livraria da Travessa de Niterói - promete ser um momento de reflexão e debate, com a presença de figuras notáveis como Dandara Suburbana, Luiza Marzullo e Sara Vagner York.



A primeira parlamentar travesti no Estado do Rio de Janeiro, a vereadora de Niterói Benny Briolly, está prestes a lançar seu livro de memórias intitulado 'Mulher da vida: narrativas de um corpo político'. Publicado pela editora Oficina Raquel, o evento de lançamento está marcado para o dia 16 de abril, terça-feira, na Livraria da Travessa de Niterói.


O lançamento promete ser um momento de reflexão e debate, com a presença de figuras notáveis como Dandara Suburbana, Luiza Marzullo e Sara Vagner York. 'Mulher da vida – narrativas de um corpo político" é um mergulho profundo na vida de Benny Briolly, uma mulher preta, trans e política, que compartilha seus passados dolorosos, presentes potentes e futuros possíveis.


No livro, Benny aborda de forma corajosa e íntima temas e vivências próprias de alguém que enfrenta diariamente uma estrutura social LGBTIfóbica. Desde seus medos e anseios até suas alegrias, conquistas e enfrentamentos, a autora nos conduz por sua trajetória marcada pela relação com uma família religiosa conservadora, a juventude na igreja neopentecostal e seu rompimento, até a autoaceitação de sua transgeneridade, sua entrada na militância e sua incursão na política.


Nascida e criada nas favelas de Niterói e São Gonçalo, Benny Briolly desde cedo se engajou em diversos processos de luta popular, seja como estudante, camelô ou defensora dos direitos humanos. Sua atuação culminou na eleição de 2020, onde foi a mulher mais votada da cidade de Niterói e a primeira travesti eleita no estado do Rio de Janeiro.


Após sua posse, foi eleita presidenta da Comissão de Direitos Humanos da Criança e do Adolescente da Câmara Municipal, demonstrando seu compromisso com temas como Negritude, Educação e Igualdade Social. 'Benny Briolly é uma mulher trans, travesti, preta, favelada, de axé e militante política', como ela mesma se define.


Sua experiência na luta pelos direitos humanos é vasta, tendo sido a primeira assessora trans da Câmara de Vereadores de Niterói em 2016, ao lado de Talíria Petrone. Desde 2018, estava como assessora parlamentar da mandata da Deputada Federal Talíria Petrone (PSOL), acompanhando de perto as questões da Comissão dos Direitos Humanos da Criança e do Adolescente no Município.


Além disso, Benny é uma integrante ativa do movimento LGBTIA+ de sua cidade, fazendo parte do coletivo Orgulho e Luta Trans (OLT), que ela ajudou a fundar. Através da OLT, realizou encontros de travestis na favela para discutir emprego e saúde, além de ter liderado ações solidárias durante a pandemia, entregando cestas básicas para mais de 40 travestis.


'Mulher da vida: narrativas de um corpo político' promete ser mais do que um relato pessoal, mas também um convite para compreender a força revolucionária de ser quem se é, em meio a desafios e resistências. Benny Briolly, com sua coragem e determinação, continua a ser uma voz importante na luta por direitos e representatividade, inspirando não apenas a comunidade LGBTIA+, mas todos aqueles que buscam por justiça social e igualdade.



SERVIÇO:

  • O quê: Lançamento do livro 'Mulher da vida: narrativas de um corpo político' de Benny Briolly.

  • Quando: 16 de abril de 2024, terça-feira.

  • Horário: 18h.

  • Onde: Livraria da Travessa de Niterói.

  • Endereço: Rua Visconde de Sepetiba, 935, Centro, Niterói - RJ.

  • Participações: Dandara Suburbana, Luiza Marzullo e Sara Vagner York.

  • Entrada: Livre e gratuita.


15 visualizações
bottom of page