top of page
  • Foto do escritorPimenta Rosa

Assembleia geral da Igreja da Escócia vota para permitir casamentos entre pessoas do mesmo sexo

Ministros e diáconos poderão optar por oficiar casamentos entre pessoas do mesmo sexo, acabando com proibição secular



A Igreja da Escócia votou para permitir casamentos entre pessoas do mesmo sexo, após novos avisos de que sua oposição histórica aumentou o declínio da igreja em direção à irrelevância. A assembleia geral da igreja, seu órgão decisório, votou por 274 a 136 nesta segunda-feira (23/5), conforme reportagem do portal The Guardian, para permitir que seus ministros e diáconos optem por oficiar casamentos do mesmo sexo, encerrando uma proibição secular.


A legislação da igreja será atualizada para remover as referências a um casamento entre marido e mulher e se referir a 'festas'.


Alguns ministros disseram minutos após a votação que solicitaram imediatamente o registro para realizar casamentos entre pessoas do mesmo sexo, incluindo o reverendo James Bissett, capelão dos cadetes aéreos da Força Aérea Real. O movimento também foi bem recebido por ativistas de igualdade e outros grupos da igreja. O Churches Trust da Escócia disse que os primeiros casamentos aconteceriam em breve.


A votação torna a Igreja da Escócia a maior congregação do Reino Unido a permitir casamentos gays, aumentando a divisão dentro da fé protestante, que já permitiu que ministros gays se casassem.


Diante da ameaça de uma revolta global dentro da comunhão anglicana, a Igreja da Inglaterra tem se recusado consistentemente a aprovar casamentos entre pessoas do mesmo sexo.


Em 2017, a igreja episcopal escocesa, que é anglicana, votou em seu sínodo para aprovar casamentos entre pessoas do mesmo sexo, tornando-se a primeira na Escócia a fazê-lo. A Igreja de Gales indicou que pode seguir o exemplo daqui a vários anos. Metodistas, Quakers e a Igreja Reformada Unida já realizam cerimônias.


A medida já havia sido apoiada em uma votação indicativa pelos presbitérios da Igreja da Escócia, que são seus órgãos governamentais locais, mas os críticos alertaram que poderia aumentar as divergências internas e deixar a Igreja aberta a ações legais.


O reverendo Scott Rennie, um ministro no centro de uma disputa amarga e prolongada na igreja sobre o emprego de clérigos abertamente gays há 13 anos, disse à assembleia geral que estava animado que, apesar do medo e da incerteza em torno da proposta, agora ela havia apoio da maioria.


'O casamento é uma coisa maravilhosa”, disse Rennie. 'Meu casamento com meu marido, Dave, nutre minha vida e meu ministério e, francamente, não acho que poderia ser um ministro desta igreja sem seu amor e apoio. Está sempre lá em segundo plano. O casamento do mesmo sexo é como o casamento do sexo oposto e tem suas alegrias e tristezas, suas glórias e suas tensões. É bem normal, na verdade'.



Outro orador, Craig Dobney, disse à assembleia geral que sua oposição anterior aos casamentos gays alienou as pessoas: uma escola primária perto de sua igreja parou de frequentá-la depois que a igreja se recusou a nomear um ministro gay.


'Eu me preocupo que nossas igrejas tenham se tornado irrelevantes para nossas comunidades', disse ele.


Houve alertas de opositores de que a medida poderia expor ministros que se opunham à pressão e ao ostracismo de ativistas da igualdade. Espera-se que alguns peçam proteção mais forte para os tradicionalistas na legislação da igreja na assembleia geral na quarta-feira (25/5).


O reverendo Alistair Cook disse que se opunha à medida e continuaria a se referir aos casamentos que ocorrem entre um homem e uma mulher. Ele disse que era falso sugerir que este era um assunto para ministros individuais; esta era a política da igreja. 'Essa é uma mudança teológica profunda para a igreja', disse ele.


O reverendo Ben Thorp, outro crítico, disse que haveria tensões contínuas para ministros e presbitérios, já que mais de um terço dos presbitérios votaram contra.


'As igrejas que se recusam a participar correm o risco de serem alvo de grupos que apoiam o casamento entre pessoas do mesmo sexo', disse ele.


'Não será o fim da jornada', afirmou ele. 'Isso não vai parar o declínio da igreja. Não nos tornará subitamente mais atraentes para os mais jovens. Continuaremos divididos', completou.


A votação da assembleia geral ocorre em um contexto de declínio acentuado do número de casamentos na igreja na Escócia e uma queda acentuada na observância religiosa.

4 visualizações
bottom of page