top of page
  • Foto do escritorPimenta Rosa

Ação da Cidadania lança Dicionário da Cidadania

O site propõe a substituição de termos e expressões pejorativas por novas palavras



Para alertar e informar a população sobre termos e expressões pejorativas, além de propor novas palavras e significados, a Ação da Cidadania está lançando o site Dicionário da Cidadania (www.dicionariodacidadania.org.br). Na plataforma colaborativa, o internauta encontrará explicações atuais sobre termos comumente usados para se referir a pessoas e situações do cotidiano.


São termos e expressões criados ou adaptados a partir do sofrimento e as mais diversas formas de opressão os quais LGBTQIA+, negros, mulheres, indígenas, pessoas com deficiência e vítimas de gordofobia foram e, infelizmente, ainda são submetidos.


Em muitos casos, esse tipo de discurso é reproduzido por pessoas que não se dão conta do verdadeiro significado das palavras ofensivas, mas em outros os termos são – sim – usados de forma intencional.


O trabalho desenvolvido de forma pioneira pela Ação da Cidadania cumpre com a função de ensinar e substituir conceitos sobre os mais variados temas. Por ser uma plataforma aberta, qualquer pessoa pode sugerir palavras e expressões e seus reais significados como forma de aprimorar o conhecimento coletivo.


A falta de conhecimento é uma porta aberta para a intolerância. Nos últimos 20 anos, por exemplo, o Observatório de Mortes Violentas de LGBTI+ contabilizou mais de cinco mil mortes. Segundo o Atlas da Violência 2021, elaborado pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) e o Fórum Brasileiro de Segurança Pública (FBSP), os negros representaram 77% das vítimas de assassinato no país em 2019.


Já o levantamento do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) de 2019 aponta que 8,4% da população brasileira acima de 2 anos – o que representa 17,3 milhões de pessoas – tem algum tipo de deficiência.

22 visualizações
bottom of page