Bienal do Livro Rio 2025 celebra diversidade com protagonismo LGBTQIAP+ e estande 100% queer da Se Liga Editorial
- Pimenta Rosa
- 21 de jun.
- 2 min de leitura
Com lançamentos de romances sáficos, poesias lésbicas e coletâneas queer, a Se Liga Editorial destaca autores LGBTQIAP+ em estande exclusivo e reforça a representatividade na maior festa literária do país.

A Bienal do Livro Rio 2025, que termina neste domingo (22) no Riocentro, na zona oeste da cidade, promete ser a edição mais inclusiva de sua história. Entre as atrações que se destacam por promover diversidade e visibilidade de vozes historicamente marginalizadas, está a Se Liga Editorial, com um estande 100% LGBTQIAP+ e um time de autores plurais que ocupam com orgulho o espaço literário.
Composta integralmente por pessoas LGBTQIAP+, a Se Liga traz ao evento autores que também representam outras interseccionalidades, como pessoas pretas, gordas, neurodivergentes e do Norte e Nordeste do país. Entre os nomes confirmados estão Thati Machado (pansexual e gorda), Rafaela Regina (pansexual e autista), Karoline Mandu (lésbica), Giu F Ferreira (não-binário), Nick Nagari (bissexual, preto, gordo e não-binário), Amanda Condasi (lésbica e preta), Pétala e Isa Souza (assexuais, pretas e gordas), Cássio Cipriano (gay e nortista) e Lorena Ribeiro (bissexual e nordestina).
O estande apresenta obras que transitam por diversos gêneros literários — de poesia e romance à fantasia, ficção científica e distopia — com foco em vivências e afetos queer. Uma das atrações principais será o lançamento de "(Não) Conta Pra Ela", primeiro livro de poesias lésbicas de Karoline Mandu, marcado para este sábado (21), às 14h. A obra traz à tona a delicadeza e a coragem do processo de autoaceitação de uma jovem mulher que ama outras mulheres.
Outros lançamentos imperdíveis incluem:
"Aurora: Sol Assurgente", de Rafaela Regina, uma fantasia sáfica sobre maldição, identidade e amor.
"1 Poesia de Cada Vez", de Hemili Scarpinatte, um e-book que transforma vivências LGBTQIAP+ em poesia íntima e resistente.
"Tempo-Abstrato", de Amanda Pickler, romance sáfico com viagens no tempo, que discute polarização política, amadurecimento e afetos em meio à instabilidade contemporânea.
"Magic Book: 7 contos LGBTQIAP+ de ARMY para ARMY", antologia escrita por autores queer inspirados pelo grupo BTS, em histórias que misturam fandom, diversidade e emoção.
O espaço da Se Liga na Bienal vai além da venda de livros . Ele também funciona como ponto de encontro, resistência e celebração. Com ambientação acolhedora e plural, o estande reafirma a potência das narrativas LGBTQIAP+ para todos os públicos, inclusive crianças e adolescentes. Ao lado de outras iniciativas dentro do evento, como os painéis do Café Literário Pólen e as falas de autores como Vitor Martins, Jeferson Tenório e Aline Bei, a Se Liga Editorial reforça que a literatura queer é parte essencial do presente e do futuro das letras brasileiras.

SERVIÇO:
Bienal do Livro Rio 2025
Até o dia 22 de junho
Ingressos: R$ 42 (inteira), R$ 21 (meia), à venda em www.bienaldolivro.com.br
Estande da Se Liga Editorial: Pavilhão 4 – Calçada Literária
Comments