Caminhada da Adoção em Copacabana une famílias para transformar vidas
- Pimenta Rosa
- há 3 horas
- 2 min de leitura
A orla da Zona Sul será palco, neste domingo (18), da 14ª Caminhada da Adoção, um ato coletivo de amor, esperança e mobilização pelo direito de toda criança a crescer em um lar com dignidade, afeto e pertencimento

A Praia de Copacabana será cenário, neste domingo, (18) de um encontro transformador: a 14ª edição da Caminhada da Adoção, que promete emocionar e mobilizar a sociedade em defesa do direito de crianças e adolescentes à convivência familiar e comunitária.
Com concentração marcada para as 10h no Posto 6, a caminhada seguirá até o Posto 4 em um percurso simbólico, mas carregado de significado.
Mais do que uma caminhada à beira-mar, o evento é um grito silencioso — e poderoso — por justiça afetiva: a certeza de que toda criança tem direito a crescer cercada de amor, cuidado e dignidade. É também uma celebração da pluralidade dos laços familiares, que não dependem de biologia, mas de vínculos afetivos e escolhas conscientes.
O evento é promovido pela Frente Parlamentar em Defesa da Família, da Adoção e da Primeira Infância da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj), e reúne famílias adotivas, crianças, adolescentes, grupos de apoio, representantes do Judiciário, e instituições comprometidas com a causa da infância.
A deputada estadual Tia Ju (Republicanos), presidente da Frente Parlamentar e madrinha da Caminhada, estará presente e reforça a importância do ato:
'A Caminhada da Adoção é um ato de amor coletivo. Nosso compromisso é com cada criança que espera por uma família. É nossa responsabilidade, como sociedade, construir pontes para que essas crianças encontrem acolhimento, dignidade e um lar onde possam crescer com afeto e segurança', afirmou em publicação nas redes sociais.
A iniciativa conta com o apoio de entidades como o Tribunal de Justiça do RJ (TJRJ), Ministério Público (MPRJ), Defensoria Pública, OAB-RJ, Conselho Nacional de Justiça (CNJ), CEDCA-RJ, Instituto Quintal de Ana e a Associação Nacional dos Grupos de Apoio à Adoção (ANGAAD), entre outras instituições da sociedade civil.
Ao longo dos anos, a Caminhada da Adoção se consolidou como um dos momentos mais simbólicos do mês de maio, dedicado à reflexão e à promoção da cultura do afeto, da inclusão e da responsabilidade coletiva com o futuro das novas gerações.