top of page
  • Foto do escritorPimenta Rosa

Carnaval 2024: Riotur inaugura concurso de Muso, Musa e Cidadão LGBTQIAPN+ no Dia Nacional do Samba

Pela primeira vez, a celebração do Dia Nacional do Samba será marcada por inclusão, com a Riotur promovendo um inédito concurso para eleger representantes LGBTQIAPN+ do Carnaval 2024.



A Cidade do Samba será, neste sábado (2), o epicentro de um evento histórico que promete unir a tradição do Carnaval ao compromisso com a diversidade. Em celebração ao Dia Nacional do Samba, a Riotur, pela primeira vez, organiza o Concurso para eleger o Muso, Musa e Cidadão LGBTQIAPN+ do Carnaval 2024.


A partir das 16h, os candidatos brilharão no palco da Cidade do Samba, apresentando-se diante de uma comissão julgadora composta por membros indicados pela Riotur. Cada categoria - Muso, Musa e Cidadão LGBTQIAPN+ - será avaliada com notas de 05 a 10, levando em consideração critérios como facilidade de expressão, simpatia, espírito carnavalesco e domínio da arte de sambar.


Os vencedores de cada categoria serão agraciados com um prêmio no valor de R$12 mil, além da honra de ostentar o título de Muso, Musa e Cidadão LGBTQIAPN+ do Carnaval 2024. Além disso, terão o papel de representar a comunidade em eventos promovidos pela Riotur até 19 de fevereiro de 2024.


Ronnie Costa, presidente da Riotur, destaca a importância do evento:


'A celebração do Dia Nacional do Samba reafirma a importância do ritmo para a cultura e para a identidade carioca. E é com muito orgulho que a Riotur promove este ano o concurso Muso, Musa e Cidadão Não Binário LGBTQIAPN+, um grande passo para a inclusão e para a pluralização da festa mais democrática do mundo.'


As comemorações em homenagem ao Dia Nacional do Samba não se limitam ao concurso. Sábado (2) e domingo (3), na Cidade do Samba, o público terá a oportunidade de vivenciar desfiles das escolas de samba do Grupo Especial, concursos para escolher a nova Corte LGBTQIAPN+, shows com Diogo Nogueira (dia 1º) e Roda de Samba do Beco do Rato (dia 2), exposição cultural e uma variedade de opções gastronômicas.


Os ingressos estão disponíveis para compra no site Ingresse.com, com passaportes a partir de R$30 para os dois dias.


Uma boa notícia para os entusiastas que desejam presenciar a final do concurso para a escolha da Corte LGBTQIAPN+: a entrada será gratuita entre 15h e 16h. Após esse horário, a apresentação de ingressos será obrigatória.



Serviço:

  • Dia Nacional do Samba

  • Data: 2 de dezembro

  • Local: Cidade do Samba - Rua Rivadávia Corrêa, 60 - Gamboa

  • Horário: A partir das 15h







bottom of page