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  • Foto do escritorPimenta Rosa

Casal comemora convite para comercial e aplaude representatividade

Com o canal Roda Aberta, no Youtube, Michel Siqueira e Felipe dos Santos falam, há seis anos, dos desafios e dos direitos da comunidade LGBTQIA+

O passeio de domingo na Avenida Paulista é tradição do casal Michel Siqueira dos Santos, blogueiro e especialista em Recursos Humanos, e o advogado Felipe dos Santos, ambos de 35 anos. Entretanto ganhou um colorido especial há três anos, quando a pequena Malu Siqueira entrou em suas vidas e acabou sendo a responsável por serem hoje a imagem do casal do comercial do Tylenol, marca da Johnson & Johnson, representando milhares de famílias homoafetivas.


Numa conversa rápida, os dois, que estão há 14 anos juntos, falaram com exclusividade para o PIMENTA ROSA, sobre a importância de reafirmar cada dia mais os direitos da comunidade LGBTQIA+


PIMENTA ROSA - Como surgiu o convite para o comercial?


Michel Siqueira - A Malu é uma criança muito espontânea e extrovertida, além de muito comunicativa. Um dia estávamos passeando no shopping em São Paulo e um rapaz abordou a gente, dizendo que ela era linda, que falava com todo mundo. Por trabalhar como descobridor de talentos, nos abordou. Pegou nosso contato e por muitas vezes a agência nos ligou para agendar, mas por conta da dinâmica do dia a dia das nossas vidas profissionais não conseguimos ir inicialmente. Depois de longos meses, resolvemos levá-la na agência. Lá adoraram ela. E resolvemos fazer um ensaio de fotos. Após a realização do ensaio, surgiu o convite para fazer um teste. A ideia era de ter uma família composta por casal homoafetivo. Fomos despretensiosamente fazer o teste, até porque a gente sabe que tem muitas opções e perfis diferentes. Mas, no final, acabou dando certo.


PIMENTA ROSA - Vocês tiveram algum receio de expor a rotina da família?


Michel Siqueira - Eu gosto de exposição, inclusive temos um canal (@RodaAbertacanal, no Youtube) que aborda temas LGBTQIAPN+. A gente chegou a gravar um vídeo falando como foi a adoção da Malu e a sua chegada na nossa família! O Felipe, por outro lado, é mais reservado e não gosta tanto de exposição. Mas, ao mesmo tempo, topamos fazer porque o convite era sério e achamos muito importante esse espaço e visibilidade para expor uma família homoafetiva que vive como qualquer outra na sociedade. Então, achamos importante ocupar esse espaço para não só falar de representatividade em comercial que passaria em rede nacional, como também para mostrar para as pessoas que não convivem com famílias iguais a nossa de que é uma família como qualquer outra, inclusive, para combater o preconceito/ignorância que ainda está enraizada, infelizmente na nossa sociedade. E ignorância queremos deixar claro que significa dizer que muitas vezes o preconceito vem de pessoas que não sabem sobre o tema ou desconhecem.


PIMENTA ROSA - Como tem sido a receptividade das pessoas?


Michel Siqueira - Até o momento, foi extremamente positiva. A gente recorda que outras campanhas publicitárias com casais homoafetivos tiveram repercussão negativa, com indício de boicote por parte da sociedade. Mas no nosso caso, ter a Malu como parte da nossa família, deixou muito mais leve essa representatividade de família.


PIMENTA ROSA - Como é se verem num trabalho que mostra que família é construída por amor, não por gênero?


Michel Siqueira - A gente tem muito orgulho, porque independente do gênero, toda relação deveria ser pautada pelo amor, e não pelo rótulo. A gente sabe o quanto ainda é difícil hoje em dia para algumas pessoas se assumirem, se aceitarem, se incluírem na sociedade, se verem representadas em todos os ambientes, sem serem pré-julgadas ou marginalizadas. Por conta de tudo isso, a gente tem muito orgulho de participar desse momento.


PIMENTA ROSA - Vocês já tiveram de enfrentar algum tipo de preconceito?


Michel Siqueira - Antes da chegada da Malu, individualmente cada um experimentou algum tipo de preconceito, ainda que velado. Com a chegada da Malu, a gente percebeu que o julgamento e até a abordagem das pessoas mudou. Ou elas omitem. Mas os olhares a gente percebe como algo diferente em qualquer lugar que vamos.


PIMENTA ROSA - Como a Malu chegou na vida de vocês?


Michel Siqueira - Eu e o Felipe entramos com o processo de adoção em 2015, ficamos dois anos e meio para conseguir entrar na fila, e depois quase 3 anos aguardando na fila de adoção. Em fevereiro de 2020, no dia do aniversário do Felipe, recebemos a ligação da assistência social do fórum, informando que tinha uma criança e que éramos o próximo casal da fila. Fomos conhecer a criança e, quando a peguei no colo, ela segurou meu dedo e não queria soltar. Ela já era da nossa família.


PIMENTA ROSA - Qual foi a reação da Malu ao ver o comercial?


Michel Siqueira - A Malu amou fazer o comercial, em especial porque toda a equipe da produtora, da agência, do figurino, da Tylenol, além da equipe de backstage nos tratou com muito carinho, atenção e respeito. A Malu se sentiu em casa. Quando veiculou o comercial na TV, a Malu ficou entusiasmada vendo a gente na TV. Ela pulava no sofá e dizia “olha a gente na TV”.


PIMENTA ROSA - Vocês acreditam que a experiência do Tylenol pode levar outras empresas a mostrar todos os tipos de família?


Michel Siqueira - Sim. Inclusive foi uma iniciativa que achamos muito bacana, para demonstrar não só a representatividade, mas que as relações devem ser pautadas pelo amor, afeto, carinho, respeito. A gente acredita que outras empresas deveriam trazer modelos de famílias não só homoafetivas, mas da composição atual que são, porque a gente sabe que muitas famílias hoje são compostas da multiparentalidade, ou seja, compostas só por mães solos, país solos, avós, tios, primos etc.

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