Celular Seguro: proteja seu aparelho e evite golpes durante o carnaval
Aplicativo do Ministério da Justiça permite bloqueios rápidos e auxilia na recuperação de dispositivos roubados ou furtados

O Carnaval é um dos momentos mais aguardados do ano para foliões em todo o Brasil.
Em contrapartida é também o período em que há aumento dos casos de furtos e roubos de celulares, gerando uma enorme dor de cabeça aos usuários, devido à exposição de dados pessoais e riscos financeiros. Para minimizar esses problemas, o Programa Celular Seguro, desenvolvido pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), surgiu como uma solução eficaz.
A tecnologia do Celular Seguro representa um avanço na segurança digital e física dos brasileiros, proporcionando mais tranquilidade para quem deseja aproveitar o carnaval sem preocupações. O aplicativo está disponível para download gratuito em dispositivos Android e iOS, e mais informações podem ser encontradas no site oficial do programa.
Desde seu lançamento, em dezembro de 2023, o Celular Seguro já conta com mais de 2,4 milhões de brasileiros cadastrados e segue em expansão. A plataforma permite que vítimas de roubo ou furto acionem bloqueios imediatos no aparelho, impedindo acessos não autorizados a aplicativos bancários e outros serviços.
Modo Recuperação e novos bloqueios
No aniversário de um ano do programa, o aplicativo recebeu uma atualização com a implementação do Modo Recuperação. Agora, os usuários podem escolher entre dois tipos de bloqueio: um total, que desativa completamente o aparelho, e outro que bloqueia apenas a linha telefônica e as contas vinculadas, mantendo o IMEI ativo. Essa última opção facilita o rastreamento e recuperação do celular.
Além disso, a nova funcionalidade prevê que o MJSP envie relatórios periódicos sobre a ativação de novos chips em aparelhos com restrição às Secretarias de Segurança Pública, auxiliando as polícias civis na recuperação dos dispositivos. Desde a atualização, o Modo Recuperação já foi acionado 2.880 vezes e resultou em 4.399 bloqueios totais.
Como utilizar o Celular Seguro
O programa é acessível a todos os cidadãos brasileiros. Para utilizá-lo, basta instalar o aplicativo Celular Seguro na loja de aplicativos do smartphone, fazer login com a conta Gov.br e registrar o telefone. O usuário também pode cadastrar pessoas de confiança que poderão acionar bloqueios em caso de perda ou roubo do aparelho.
Caso o celular seja roubado ou furtado, o alerta pode ser emitido rapidamente pelo aplicativo ou pelo site oficial do programa. Após a emissão do alerta, bancos, operadoras de telefonia e outras entidades parceiras são notificadas para adotar medidas que impeçam o uso indevido do dispositivo e dos dados armazenados nele.
Dados estatísticos:

O Programa Celular Seguro atingiu, no último dia 10, a marca de 107.931 alertas de bloqueios emitidos. Desses, 49.669 foram por roubo e 34.916 por furto. A plataforma lançada pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), em dezembro de 2023, já contava com 2.461.019 brasileiros cadastrados e segue em expansão.
Comments