Circuito da Avenida Chile passa a se chamar “Bira Presidente” em homenagem ao fundador do Cacique de Ramos
- Pimenta Rosa
- 18 de ago.
- 2 min de leitura
Decreto de Eduardo Paes eterniza a memória do sambista, morto em junho, e reforça o papel do carnaval de rua na cultura e na economia do Rio

O prefeito Eduardo Paes oficializou, nesta segunda-feira (18), a mudança de nome do tradicional circuito da Avenida Chile, que passa a se chamar “Circuito de Desfiles da Avenida Chile – Bira Presidente”. A homenagem celebra a trajetória de um dos maiores nomes do samba, o sambista e fundador do bloco Cacique de Ramos, Bira Presidente, que morreu em junho deste ano, aos 88 anos, deixando um legado marcante também à frente do grupo Fundo de Quintal.
O circuito, que integra o calendário oficial do carnaval de rua carioca, tem concentração na Avenida Almirante Barroso, a partir da Rua México, segue pela Avenida República do Chile e se dispersa na Rua do Lavradio. O trajeto abriga blocos históricos como os Embaixadores da Folia, Bohemios de Irajá e o Bafo da Onça.
Segundo o decreto, a mudança busca reconhecer a contribuição de Bira para a valorização do samba e da identidade cultural do Rio. “Mais do que uma homenagem, o circuito reafirma a importância de Bira Presidente como referência do samba e da cultura popular. Ele foi fundamental para consolidar a força do carnaval como uma das maiores expressões do Rio. E cada ação que valoriza a cultura e amplia a programação oficial tem impacto direto na imagem da cidade, atraindo visitantes e movimentando a cadeia produtiva do turismo”, destacou Bernardo Fellows, presidente da Riotur.
O circuito integra o calendário “Rio o Ano Inteiro”, projeto da Riotur em parceria com a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico. A iniciativa reúne em uma única plataforma os principais eventos da cidade, facilitando o acesso a informações para moradores e turistas, além de reforçar o posicionamento do Rio como capital cultural e turística do Brasil.




Comentários