Com 15 anos de trajetória, Programa Rio Sem LGBTIfobia reafirma compromisso com os direitos da população LGBTI+
- Pimenta Rosa
- 13 de mai. de 2025
- 2 min de leitura
Maior política pública de cidadania LGBTI+ do estado, iniciativa será celebrada nesta sexta-feira (16) na Alerj, com debates sobre conquistas, desafios e futuro da luta contra a discriminação

A Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj) será palco, nesta sexta-feira (16), às 13h30, da celebração dos 15 anos do Programa Estadual Rio Sem LGBTIfobia, a mais longeva política pública de cidadania LGBTI+ da história do estado. O evento, que contará com uma iluminação especial da sede do Legislativo fluminense, vai reunir ativistas, gestores públicos, especialistas, profissionais dos Três Poderes e membros da sociedade civil em um debate fundamental sobre os avanços e desafios da população LGBTI+ no estado.
Criado para enfrentar a discriminação e a violência motivadas por orientação sexual e identidade de gênero, o programa se consolidou como uma referência nacional no combate à LGBTIfobia. Entre suas ações estruturantes está o Disque Cidadania e Direitos Humanos (0800 0234567), canal direto e gratuito para denúncias e acolhimento de vítimas, além do apoio ao Conselho Estadual dos Direitos da População LGBTI, órgão consultivo que atua na formulação de políticas públicas voltadas à promoção da igualdade.
Ao longo de uma década e meia, o Rio Sem LGBTIfobia vem produzindo dados, garantindo escuta qualificada e articulando respostas interinstitucionais para situações de violência e exclusão social. Em um país que ainda lidera índices alarmantes de crimes de ódio contra pessoas LGBTI+, o programa representa um marco de resistência e política de Estado.
A celebração também será um espaço de reflexão e proposição de novas estratégias para garantir direitos, ampliar a proteção social e consolidar políticas inclusivas. O evento propõe ainda uma análise dos resultados já alcançados, com foco no enfrentamento ao preconceito e na efetivação da cidadania.
A presença de representantes dos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário reforça a transversalidade necessária à proteção dos direitos humanos, com foco na população LGBTI+ que, historicamente, enfrenta múltiplas vulnerabilidades. A participação é aberta ao público. Para pessoas que atuam na defesa dos direitos LGBTI+, essa é também uma oportunidade de fortalecer a rede de proteção e reafirmar que o Estado deve ser um aliado na promoção da diversidade e no combate à LGBTIfobia.
SERVIÇO:
15 anos do Programa Estadual Rio Sem LGBTIfobia
Dia: 16/5 - sexta-feira
Horário: 13h30
Local: Auditório da Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro - Rua da Ajuda, 5 - 21º andar - Centro - RJ




Comentários