Escola Olodum inaugura polo no Rio com cursos gratuitos e proposta de educação antirracista
- Pimenta Rosa
- há 6 horas
- 3 min de leitura
Iniciativa será inaugurada na próxima quinta-feira (29), no MUHCAB, e traz ao Rio de Janeiro a metodologia consagrada do Olodum de Salvador, aliando arte, cidadania e formação de jovens a partir de 10 anos

No mês em que se celebra o Dia Mundial da África, o Rio de Janeiro será palco de um marco significativo na luta pela valorização da cultura afro-brasileira e pela educação antirracista. No dia 29 de maio, às 10h, será oficialmente lançada a Escola Olodum Rio, no Museu da História e Cultura Afro-Brasileira (MUHCAB), na Gamboa – região histórica conhecida como Pequena África. A cerimônia também marcará o lançamento do livro Pedagogia Olodum – Epistemologia do Samba-Reggae, de Mara Felipe, que sistematiza a metodologia pedagógica do grupo baiano.
Inspirada na trajetória de sucesso da Escola Olodum em Salvador, a versão carioca do projeto oferecerá cursos gratuitos de percussão samba-reggae, canto coral e dança afro, voltados para jovens a partir de 10 anos. Mais do que aulas de arte, a proposta inclui o conceito de 'Afrobetização cidadã', integrando letramento racial, educação financeira e empreendedorismo às atividades culturais. Segundo a conselheira pedagógica do Olodum, Mara Felipe, a proposta vai além do uso simbólico do nome.
'Trata-se de uma verdadeira transferência de tecnologia social, com formação direta de educadores cariocas por profissionais da Escola Olodum da Bahia, em uma conexão legítima com a metodologia original do Olodum', afirma.
Para Marcelo Gentil, presidente institucional do Olodum, a chegada da Escola ao Rio tem forte carga simbólica e política.
'Executar esse projeto no MUHCAB é um marco histórico: levamos para a Pequena África a força de uma pedagogia preta, forjada na luta, na arte e no conhecimento do nosso povo”, declara. “A educação é o nosso tambor mais potente.'
O projeto é idealizado por Ana Brites, diretora da Associação Riart, que realiza a Escola Olodum Rio. Com coordenação pedagógica do educador musical Anderson Vieira, a escola propõe uma formação cidadã baseada na valorização das raízes africanas e no fortalecimento da juventude.
“Nosso objetivo é valorizar a herança africana, formar a juventude com consciência e oferecer ferramentas para um futuro digno e cheio de possibilidades. O tambor ensinará mais que ritmo: ensinará identidade”, afirma Ana.
A escolha do MUHCAB como sede reforça o caráter simbólico da iniciativa. Vizinho ao Cais do Valongo, o museu é um dos espaços mais representativos da memória afro-brasileira e foi eleito recentemente o melhor destino de afroturismo do país, segundo o Guia Negro. A instituição é dirigida por Sinara Rúbia.
Sobre o livro “Pedagogia Olodum – Epistemologia do Samba-Reggae”
A obra da professora e pesquisadora Mara Felipe apresenta a trajetória do Olodum desde 1979, destacando sua contribuição para o combate ao racismo através da arte. O livro ainda traz reflexões sobre o papel do grupo na implementação da Lei 10.639/03, que tornou obrigatório o ensino da história e cultura afro-brasileira nas escolas.
Cursos gratuitos
As atividades da Escola Olodum Rio terão início em junho, com turmas para diferentes faixas etárias:
Canto Coral (Terça-feira):
Turma 1 (a partir de 10 anos): 15h às 16h30
Turma 2 (a partir de 15 anos): 16h30 às 18h
Dança Afro (Quarta-feira):
Turma 1: 15h às 16h30
Turma 2: 16h30 às 18h
Percussão Samba-Reggae (Quinta-feira):
Turma 1: 18h às 19h30
Turma 2: 19h30 às 21h
Parcerias e patrocínios
O projeto é viabilizado por meio do apoio da SBM Offshore, Cnooc, Americanas, Transegurtec, além da Secretaria Municipal de Cultura e da Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro. As parcerias institucionais incluem: Escola Olodum (Salvador), Secretaria da Juventude Carioca e MUHCAB.
Serviço:
Lançamento da Escola Olodum Rio e do livro “Pedagogia Olodum – Epistemologia do Samba-Reggae”
📅 Data: 29 de maio de 2025 (quinta-feira)
🕙 Horário: 10h
📍 Local: MUHCAB – Rua Pedro Ernesto, 80 – Gamboa, Rio de Janeiro – RJ
🎟️ Entrada franca
Comments