top of page

Escola Olodum Rio amplia vagas para cursos gratuitos no MUHCAB com foco em juventude, cultura afro-brasileira e formação cidadã

  • Foto do escritor: Pimenta Rosa
    Pimenta Rosa
  • 12 de ago. de 2025
  • 3 min de leitura

Com aulas de percussão, canto, dança e letramento racial, projeto reforça a valorização da Pequena África e abre espaço para lideranças negras e dissidentes entre 10 e 29 anos


Foto divulgação


A alta procura pelas atividades levou a Escola Olodum Rio a ampliar as vagas dos seus cursos gratuitos oferecidos no Museu da História e da Cultura Afro-Brasileira (MUHCAB), no coração da Pequena África, zona portuária do Rio de Janeiro. Jovens entre 10 e 29 anos podem se inscrever nas novas turmas de Percussão Samba-Reggae, Dança Afro, Canto Coral e Formação de Lideranças Afrodescendentes, com aulas realizadas às terças, quartas e quintas-feiras.


Inspirado na experiência da tradicional Escola Olodum de Salvador, o projeto promove uma proposta de afrobetização cidadã, integrando ensino artístico, letramento racial e visitas guiadas ao museu e ao território histórico da Pequena África. Além de estimular a valorização da cultura negra, a iniciativa contribui diretamente para a formação de lideranças jovens negras e dissidentes em um espaço de afirmação, escuta e resistência antirracista.


"A Escola Olodum Rio é uma escola afrocriativa com foco na formação de lideranças por meio da arte e da pedagogia antirracista. Aqui, a cultura negra é viva, política e transformadora", afirma o coordenador pedagógico Anderson Vieira.

Com direção de Ana Brites e realização da Associação Riart, o projeto conta com apoio da Prefeitura do Rio, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e da Secretaria da Juventude Carioca. A Escola Olodum Rio também mantém diálogo institucional com a Escola Olodum de Salvador, reafirmando a conexão entre os marcos simbólicos da cultura negra no Brasil: Pelourinho e Pequena África.


"A Pequena África é o nosso Pelourinho no Rio de Janeiro. Um território ancestral que merece reconhecimento, cuidado e protagonismo. Por isso abrimos novas turmas e queremos crianças e jovens de toda a cidade com a gente", convoca Ana Brites.

As inscrições são gratuitas e podem ser feitas pelo link na bio do perfil @escolaolodumrio ou via WhatsApp pelo número (21) 97521-7552.



Cursos, turmas, dias e horários

As inscrições abertas para os cursos gratuitos (terça, quarta e quinta) aceitam alunos entre 10 e 29 anos, dependendo dos dias e horários:

1 - Canto-Coral

Professores Anderson Vieira e Julia Félix

Turma 1: terça, 15h às 16h30

Turma 2: terça, 16h30 às 18h


2. Dança Afro

Professor Cleiton Sobreira e Percussionista André Souza

Turma 1: quarta, 15h às 16h30

Turma 2: quarta 16h30 às 16h30


3. Percussão Samba-Reggae

Professores Matheus Fonseca e Pedro Ivo

Turma 1: quinta, 18h às 19h30

Turma 2: quinta, 19h30 às 21h


4. Formação de Liderança afrodescendentes

É um curso concomitante aos cursos artísticos que compreende encontros regulares para atividades de Letramento Racial, contando com atividades extracurriculares e uma série de Rodas de Conversa no mês do Novembro, em homenagem ao dia da Consciência Negra, dia 22 de novembro. A participação da Formação de Lideranças afrodescendentes é impreterível a todas as pessoas matriculadas, sendo parte da pedagogia antirrascista da Escola Olodum.



Patrocínios

SBM Offshore, Cnooc,  Radix, Americanas, Transegurtec, Secretaria Municipal de Cultura e Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro


Parcerias Institucionais

  • Escola Olodum - Salvador

  • Secretaria da Juventude Carioca

  • MUHCAB -  Museu da História e da Cultura Afro-Brasileira




SERVIÇO

Local: MUHCAB – Museu da História e da Cultura Afro-Brasileira (Gamboa – Centro Cultural José Bonifácio)

Dias: Terças, Quartas e Quintas

Público-alvo: Jovens entre 10 e 29 anos

Gratuito: Sujeito à lotação de vagas

 
 
 

Comentários


White on Transparent.png

Inscreva-se no site para receber as notícias tão logo sejam publicadas e enviar sugestões de pauta

  • Facebook
  • Instagram
  • Twitter
  • YouTube

Obrigado por inscrever-se!

@2022 By Jornal Pimenta Rosa

bottom of page