top of page
  • Foto do escritorPimenta Rosa

‘Guia para uma Contratação Diversa’ oferece dicas a empregadores sobre diversidade e inclusão

Material tem como objetivo apresentar boas práticas para líderes e profissionais elaborarem os processos de recrutamento e treinamento de suas equipes com foco em diversidade.


Dicas para empregadores e líderes de empresas construírem times diversos, com base na inclusão propositiva. Esta é a proposta do ‘Guia para uma Contratação Diversa’ lançado pela O IAB Brasil, associação sem fins lucrativos que trabalha pelo desenvolvimento e a evolução da publicidade digital no Brasil. O material é dedicado à reflexão sobre a inserção de negro, pessoas com deficiência (PCD), mulheres cisgênero, transsexuais e indígenas na sociedade brasileira, que muitas vezes não encontram oportunidades no mercado corporativo.


Lucas Reis, presidente do Comitê de Diversidade e Inclusão (D&I) do IAB Brasil, acredita que esta situação está mudando, mas ainda existem medidas que as empresas podem tomar para garantir mais diversidade e inclusão no ambiente de trabalho. ‘Atualmente, agências, anunciantes, plataformas e veículos têm criado áreas dedicadas à diversidade e inclusão, além de definir metas nesse sentido. Times mais diversos tendem a oferecer contribuições mais ricas para projetos e negócios, pois refletem vivências diferentes e a troca de experiências entre colaboradores’, diz ele.


Pensando nisso, o 'Guia para uma Contratação Diversa', criado pelo Comitê de D&I do IAB Brasil sob a liderança de Luiza Oliveira, a vice-presidente deste comitê, se propõe a auxiliar na condução da formação de times cada vez mais diversos, trazendo dicas de ações que podem ser implementadas em todo o processo de recrutamento, contratação, convivência e monitoramento da equipe dentro das empresas, abrangendo assim todo o processo para incluir grupos minorizados na força de trabalho das corporações.


O material destaca a importância de reunir informações sobre a inserção desses grupos no mercado de trabalho e dentro da própria companhia antes de iniciar o recrutamento, a fim de facilitar a definição de metas de representatividade na equipe. Durante o processo, é essencial capacitar as lideranças executivas, RH e colaboradores das diferentes áreas para garantir a manutenção de uma cultura baseada na diversidade e inclusão. Além disso, é preciso oferecer suporte a todo o time, avaliar métricas relevantes capazes de gerenciar o sucesso da iniciativa e aferir os resultados positivos da diversidade nas corporações.

3 visualizações
bottom of page