top of page

Luca Guadagnino abre o Festival do Rio com Depois da Caçada, estrelado por Julia Roberts

  • Foto do escritor: Pimenta Rosa
    Pimenta Rosa
  • 6 de set. de 2025
  • 2 min de leitura

Thriller psicológico terá estreia brasileira no Cine Odeon e marca a terceira participação do cineasta italiano no evento


Foto divulgação
Foto divulgação

O aguardado longa-metragem Depois da Caçada (After the Hunt), novo trabalho do cineasta italiano Luca Guadagnino, abrirá a 27ª edição do Festival do Rio. A estreia brasileira acontece no dia 2 de outubro, no histórico Cine Odeon – Centro Cultural Luiz Severiano Ribeiro, palco tradicional da Gala de Abertura. O evento dará início a onze dias de programação, que segue até 12 de outubro, movimentando a cena cultural carioca com mostras e encontros do universo cinematográfico.


Apresentado no Rio logo após sua première mundial no Festival de Veneza e na abertura do Festival de Nova York, o filme chega ao país envolto em expectativas. Trata-se do terceiro título de Guadagnino a integrar a programação do Festival do Rio: em 2006, Melissa P. foi exibido na mostra Panorama Mundial, e em 2017, o premiado Me Chame Pelo Seu Nome também marcou presença na mesma seleção.


Distribuído pela Sony Pictures no Brasil e produzido pela Amazon MGM Studios, o longa é um thriller psicológico centrado na renomada professora Alma Olsson, interpretada por Julia Roberts. A personagem se vê diante de um dilema ético e pessoal quando sua aluna Maggie Price (Ayo Edebiri) faz uma grave acusação contra o professor Hank Gibson (Andrew Garfield), colega e amigo próximo de Olsson. A tensão crescente no ambiente acadêmico expõe conflitos de poder, questões de gênero, raça e reputação institucional, ao mesmo tempo em que ameaça revelar segredos do passado da protagonista.


Além do trio principal, o elenco conta ainda com Chloë Sevigny e Michael Stuhlbarg. O roteiro é da estreante Nora Garrett, e a trilha sonora é assinada pelos premiados compositores Trent Reznor e Atticus Ross, que já colaboraram com Guadagnino em Rivais (2024) e Queer (2024).


Para a diretora-executiva e de programação do Festival do Rio, Ilda Santiago, a abertura com Depois da Caçada reafirma a conexão do evento com um dos mais importantes cineastas contemporâneos. “Luca Guadagnino é hoje um dos diretores mais completos e contemporâneos, com um olhar que entende o mundo para além do superficial. O cinema é isso: ir além”, destacou.


Guadagnino, por sua vez, descreveu o filme como “provocativo, mas de uma maneira articulada”, ressaltando a relevância da obra para os debates atuais sobre consentimento e os conflitos éticos dentro das instituições.


“É um filme muito oportuno para o momento em que estamos agora, diante das divisões da sociedade e das posições extremas que podemos assumir diante de uma opinião”, afirmou o cineasta.

 
 
 

Comentários


White on Transparent.png

Inscreva-se no site para receber as notícias tão logo sejam publicadas e enviar sugestões de pauta

  • Facebook
  • Instagram
  • Twitter
  • YouTube

Obrigado por inscrever-se!

@2022 By Jornal Pimenta Rosa

bottom of page