Museu da Diversidade Sexual celebra julho com cultura, memória e resistência LGBTQIA+
- Pimenta Rosa
- 11 de jul. de 2025
- 3 min de leitura
Cineclube, clube do livro, curso de autopublicação e o tradicional Rolezinho LGBTQIA+ compõem a programação gratuita que fortalece a arte e o ativismo queer em São Paulo

O Museu da Diversidade Sexual (MDS), instituição da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo, apresenta sua programação de julho repleta de atividades que entrelaçam cultura, memória e resistência LGBTQIA+. Com entrada gratuita, a agenda do mês inclui sessões de cinema, debates, literatura, formação artística e o já emblemático Rolezinho LGBTQIA+.
A programação começa com o Cineclube MDS, no próximo dia 19, às 17h, que exibirá dois curtas premiados da diretora Julia Leite: “Acesso” e “Ainda não”. Após a exibição, o público é convidado a participar de uma roda de conversa sobre os temas centrais das obras, que transitam entre subjetividade, afetos e política queer.
Já no dia 26 , às 15h, acontece mais uma edição do Rolezinho LGBTQIA+, desta vez sob o tema “Territórios do Prazer”. O passeio, com saída do próprio museu, propõe um mergulho na história da cena fetichista e nos espaços de resistência e prazer do centro paulistano.
A literatura também tem seu espaço garantido com o Clube do Livro MDS, que acontece virtualmente no dia 28, às 19h. A convidada é Luna Dy Córtes, escritora, educadora e multiartista, que apresenta sua obra “Mem(orais): poéticas de uma Byxa-travesty preta de cortes”, publicação que conjuga vivência, poesia e denúncia.
Fechando o mês, o MDS promove o curso “Autopublicação Queer: história, prática e resistência”, voltado a artistas visuais interessados em viabilizar publicações autorais. A formação acontece nos dias 12, 19, 26 de julho e 02 de agosto, das 14h às 16h, no Centro de Empreendedorismo e Formação, e tem carga horária total de 16 horas.
Confira a programação completa de julho:
Cineclube MDS
O Cineclube de julho recebe a diretora Julia Leite para a exibição de dois de seus curtas: "Acesso" (18min) e “Ainda não” (21min), amplamente premiados em importantes festivais de cinema queer. Após a sessão, o público poderá participar de uma roda de conversa sobre os temas centrais das obras.
Data: 19 de julho
Horário: 17h às 19h
Local: Museu da Diversidade Sexual (Metrô República, saída R. do Arouche).
Inscrições gratuitas no link.
Rolezinho LGBTQIA+: Territórios do Prazer
Nesta edição, o Rolezinho propõe um passeio pelo centro de São Paulo com uma imersão no surgimento da cena fetichista na cidade, passando por casas e festas icônicas, manifestações nas ruas, eventos ativistas e marcos na luta por visibilidade e contra a patologização.
Data: 26 de julho
Horário: 15h
Local: Museu da Diversidade Sexual (Metrô República - saída R. do Arouche)
Inscrições gratuitas no link.
Clube do Livro MDS - Mem(orais): poéticas de uma Byxa-travesty preta de cortes
O já tradicional Clube do Livro recebe Luna Dy Córtes, beletrista formada pela USP, pós-graduanda em Arte e Educação pelo Centro Universitário Belas Artes, escritora, educadora e multiartista da palavra. Em 2019, lançou Mem(orais): poéticas de uma Byxa-travesty preta de cortes, pela editora Urutau, no qual escreve sobre o frio, no país que é o mais gelado pras travestis no mundo.
Data: 28 de julho
Horário: 19h
Local: Virtual (Google Meet)
Inscrições gratuitas no link.
Autopublicação Queer: história, Prática e resistência
Com carga horária de 16 horas, o curso tem como objetivo capacitar artistas visuais a viabilizarem a autopublicação de seus trabalhos. As aulas serão realizadas no Centro de Empreendedorismo e Pesquisa."
Datas: 12, 19, 26 de julho e 02 de agosto.
Horário: 14h às 16h
Local: Centro de Empreendedorismo e Formação (Avenida São Luís, 120)
Inscrições gratuitas no link.




Comentários