top of page

Re-existir é preciso: Festival Afro Carioca ressignifica o 13 de Maio com arte, memória e protagonismo negro

  • Foto do escritor: Pimenta Rosa
    Pimenta Rosa
  • há 1 hora
  • 2 min de leitura

Evento no Teatro do Bangu Shopping propõe uma noite de reflexão e celebração da cultura afro-brasileira, com dança, poesia, música e vozes que constroem um futuro antirracista a partir das periferias.


Imagem do Instagram @afro.carioca
Imagem do Instagram @afro.carioca

O Festival Afro Carioca promove, hoje, a partir das 19h, o evento “Re-existir: Cultura, Memória e Futuro – 13 de Maio em Movimento” no Teatro do Bangu Shopping. A proposta é transformar a data historicamente marcada pela abolição formal da escravidão em um momento de reflexão crítica, celebração da ancestralidade e afirmação de novos caminhos para a população negra. O evento é gratuito e aberto ao público, mediante inscrição prévia pelo link: https://acesse.one/nCJmZ


Com performances de dança, teatro, música e poesia, a noite será conduzida por vozes que representam a resistência cultural das periferias, como o poeta Bruno Black, a escritora Gisele Bernardo, o professor Edu Prestes (Colégio Pedro II), a empresária Rose Oliveira (criadora do espetáculo Ginga Tropical) e Lara Mara Rodriguez, presidenta da Unidos de Padre Miguel.


Segundo Guilherme Oliveira, idealizador do evento e responsável pelo Festival Afro Carioca, o encontro é um chamado à escuta e à mobilização:

“Precisamos romper com narrativas apagadoras e fortalecer o protagonismo negro na construção da memória e da esperança. Nossos convidados são lideranças que atuam dentro de um movimento antirracista com vozes plurais e potentes.”

A abertura será marcada por um ritual afro-brasileiro em reverência à ancestralidade, conectando o público às raízes espirituais e políticas da resistência negra. Em seguida, a mostra “Corpos em Movimento” trará ao palco o charme, o street dance e a dança afro-contemporânea, destacando a força do corpo como linguagem artística e política.


A programação gratuita inclui ainda a apresentação do cantor Wanderson Lemos e homenagens ao coletivo Point Chic Charm, referência cultural da Zona Oeste do Rio. A noite se encerra com uma grande celebração do povo de axé, evocando memórias e projetando um futuro com mais justiça, respeito e diálogo entre os povos.





Serviço

📍 Festival Afro Carioca apresenta:“Re-existir: Cultura, Memória e Futuro – 13 de Maio em Movimento”

📆 Data: 13 de maio (terça-feira)

🕖 Horário: a partir das 19h

🎭 Atividades: dança, música, poesia, literatura e intervenções artísticas

🎤 Convidados: Bruno Black, Lara Mara Rodriguez, Gisele Bernardo, Wanderson Lemos, entre outros

📌 Local: Teatro do Bangu Shopping – Rua Fonseca, 240 – Bangu (estacionamento do shopping)

💰 Entrada gratuita

🎟️ Inscrições: https://acesse.one/nCJmZ






 
 
 
White on Transparent.png

Inscreva-se no site para receber as notícias tão logo sejam publicadas e enviar sugestões de pauta

  • Facebook
  • Instagram
  • Twitter
  • YouTube

Obrigado por inscrever-se!

@2022 By Jornal Pimenta Rosa

bottom of page