Tela Brasil entra em fase final de testes e tem lançamento previsto para o primeiro trimestre de 2026
- Pimenta Rosa
- há 1 dia
- 1 min de leitura
A previsão é que o catálogo tenha aproximadamente 555 obras, com investimento de R$ 4,4 milhões

O lançamento da plataforma gratuita de streaming Tela Brasil está previsto para o primeiro trimestre de 2026, informa o Ministério da Cultura (MinC). Em fase final de testes, o serviço público de audiovisual reunirá centenas de produções nacionais, ampliando de forma inédita o acesso gratuito da população às obras brasileiras. O catálogo contará com curtas, médias e longas-metragens, além de obras seriadas, valorizando a diversidade da produção audiovisual do país.
Segundo o ministério, a iniciativa representa um avanço estratégico para o setor. “A iniciativa de difusão do audiovisual representa um avanço estratégico para a valorização da cultura brasileira, o fortalecimento do setor e a democratização do acesso às obras produzidas no país”, destacou o MinC, em nota oficial.
A previsão é que a plataforma disponibilize cerca de 555 obras, com investimento estimado em R$ 4,4 milhões. Além de fomentar o acesso do público em geral à cultura brasileira, a Tela Brasil também terá papel relevante na área educacional, ao se consolidar como fonte de exibição para estudantes, contribuindo para o cumprimento da Lei nº 13.006/2014, que determina a exibição de filmes nacionais nas escolas.




Comentários