Álvaro Miranda lança "Cartas do Amor sem Juízo" no Rio
- Pimenta Rosa
- 1 de set. de 2025
- 2 min de leitura
Ensaio em 101 cartas questiona moral única e convida a refletir sobre a pluralidade de experiências que dão sentido ao amor

O jornalista e escritor Álvaro Miranda lança no próximo dia 4, às 19h, no Café e Restaurante Lamas, no Rio de Janeiro, seu 10º livro, sob o título CARTAS DO AMOR SEM JUÍZO. Trata-se de um ensaio através de 101 cartas em tom de crônica e prosa poética.
Depois de livros de poesia e ensaios, neste que será lançado agora, Álvaro desafia o senso comum marcado por uma espécie de moral única, ou uma tábula rasa de um "politicamente correto" supostamente definidor do que seria amor. Nas cartas, o autor enfatiza e reitera que o amor não pode ser definido de maneira unânime e única, e sim pela experiência da singularidade de cada relação.
Álvaro já trabalhou em grandes jornais cariocas e, além de poeta e ensaísta, é mestre e doutor em políticas públicas, estratégias e desenvolvimento pela UFRJ, tendo se titulado em 2013. Há 23 anos é assessor no Tribunal de Contas do Estado, onde, na Escola de Contas e Gestão, ministrou, durante cinco anos, um curso sobre avaliação de políticas públicas.
O jornalista e poeta formou-se pela Universidade de São Paulo e mudou-se para o Rio há 42 anos. Depois do jornalismo diário, Álvaro começou a trabalhar em assessorias de imprensa de órgãos públicos e, desde a segunda metade da década de 1990, participa de oficinas literárias do Instituto Estação das Letras (IEL).
Álvaro também é bacharel em direito, tendo se diplomado em 2023. Optou por não fazer a prova da OAB por não querer ser advogado. Segundo ele, o direito faz parte do seu percurso de pesquisa ao longo da vida dentro da sua linha de estudos para compreender os nexos entre três fenômenos históricos, que são o capitalismo, o estado ocidental e a democracia.
Seu TCC no direito originou outro livro que é um ensaio publicado pela Arraes Editores, de Minas Gerais, sob o título "Direito e Alienação na Sociedade Capitalista". O trabalho faz uma reflexão sobre a visão marxista do direito. Álvaro também é autor do livro "Tribunal de Contas no Brasil: a falsa cisão entre técnica e política!", publicado em 2020 pela Editora UFRJ, resultado da pesquisa que culminou na sua tese de doutorado.
Outro livro do autor publicado, mas não lançado em evento público, é "Manual para aforismos insolentes", também pela 7Letras, no qual Álvaro reúne fragmentos ensaísticos sobre a atmosfera castradora de uma sociedade com regras e manuais para praticamente tudo. O que tem em comum em muitos dos fragmentos é um sujeito querendo transpor um umbral, porta, margem ou limite, mas alguém o impede exigindo um manual abstrato.
Seu mais recente livro de poesia, publicado em 2022, leva o título de "Estupor", uma coleção de haicais com imagens sobre o impacto da pandemia do coronavírus.

SERVIÇO:
Lançamento do livro Cartas do Amor sem Juízo, de Álvaro Miranda
Dia: 04 de setembro (quinta-feira)
Horário: 19h
Local: Café e Restaurante Lamas – Rua Marquês de Abrantes 18 – Flamengo - Rio de Janeiro




Comentários