top of page
  • Foto do escritorPimenta Rosa

Áustria finalmente suspende proibição arcaica e homofóbica de homem queer doarem sangue

Áustria está reduzindo suas restrições arcaicas sobre doações de sangue de homens queer e outros dentro da comunidade LGBTQ+



O ministro da Saúde do Partido Verde, Johannes Rauch, anunciou na sexta-feira (20 de maio) que a nova abordagem da Áustria à doação de sangue será baseada nos comportamentos sexuais do doador individual, em vez de proibições gerais em algumas comunidades. Sob a nova orientação, qualquer indivíduo que tenha feito sexo com três parceiros diferentes nos últimos três meses estará impedido de doar sangue por três meses – independentemente de sua identidade de gênero ou orientação sexual.


Rauch disse em um comunicado que o governo está 'pondo fim à discriminação de outra idade' ao suspender as restrições que impediam membros da comunidade LGBTQ+ de doar sangue, informou a AFP. 'Se alguém quiser ajudar doando, não há razão para ser impedido de fazê-lo por causa de sua orientação sexual ou identidade de gênero', acrescentou Rauch.


Pela lei anterior, pessoas trans e não-binárias eram proibidas de doar sangue. Homens gays, bissexuais e queer na Áustria foram impedidos de doar sangue se tivessem feito sexo nos últimos 12 meses.


Rauch disse que a nova orientação entrará em vigor neste outono e será avaliada por especialistas após dois anos, informou a Australian Associated Press .


Mas um porta-voz do governo disse à AFP que a mudança nos regulamentos de doação de sangue entrará em vigor “neste verão”, o que significa que pode levar apenas algumas semanas ou meses.


Ann-Sophie Otte, chefe do HOSI Viena, disse que 'anos de pressão' da comunidade LGBTQ+ por 'doação de sangue não discriminatória' finalmente 'funcionou', de acordo com um relatório traduzido automaticamente da Mannschaft . Já Otte disse que o grupo 'apenas esta semana, como parte do IDAHOBIT – o Dia Internacional Contra a Homofobia, Bifobia, Transfobia e Interfobia' – colocou 'pressão' sobre o governo para 'finalmente chegar a um regulamento' que não proibisse completamente queer homens e pessoas trans de doar sangue.


Andrea Brunner, diretora-gerente da AIDS-Hilfe Wien, disse que as organizações 'há muito' chamam a atenção muito clara para o fato de que a regulamentação da doação de sangue deve se concentrar no 'comportamento de risco individual' do doador, em vez de excluir as pessoas 'por causa de sua orientação sexual. ou identidade'. 'Se isso der certo agora com o regulamento, será um passo importante', completou Brunner.


A medida coloca a Áustria em linha com muitos outros países – incluindo Reino Unido, França, Itália, Hungria, Grécia e Canadá – que facilitaram ou eliminaram completamente suas proibições de doação de sangue anti-LGBTQ+ nos últimos anos.

11 visualizações
bottom of page