top of page
  • Foto do escritorPimenta Rosa

23ª Parada da Diversidade de Pernambuco festeja a igualdade e a resistência LGBTQIAPN+

O evento promete ser uma jornada memorável, onde celebração, luta e resiliência se combinam com o amor e a diversidade, enquanto promove diálogos essenciais para a construção de uma sociedade mais inclusiva e igualitária, dando voz e visibilidade à comunidade LGBTQIAPN+.



A 23ª Parada da Diversidade de Pernambuco chega, neste domingo (17), com entusiasmo à Avenida Boa Viagem, na Zona Sul do Recife, trazendo celebração, conscientização e engajamento em torno das questões LGBTQIAPN+. Com o tema 'O Amor é uma Política de Resistência', a parada deste ano tem como objetivo promover diálogos essenciais sobre direitos e inclusão dessa parcela da população.


O evento tem início com a concentração marcada para as 8h no Parque Dona Lindu, onde serão realizados discursos e performances artísticas que celebram a diversidade e o orgulho LGBTQIAPN+. Às 13h, os trios elétricos entram em cena, dando início ao desfile repleto de energia e alegria.


A Parada da Diversidade de Pernambuco é uma iniciativa que já está marcada na história da luta pelos direitos sexuais no estado desde 2002. Organizada pelo Fórum LGBT de Pernambuco, tornou-se um evento emblemático para a causa no estado, reunindo pessoas diversas que compartilham a determinação de combater a LGBTfobia.

Chopely Santos, coordenadora do Fórum LGBT de Pernambuco, destaca a importância da resistência:


'É essencial que nos unamos para preservar os espaços LGBTQIAPN+ que são fundamentais na luta contra a LGBTfobia. Precisamos unir forças, com determinação e sabedoria, para superar o crescente conservadorismo que enfrentamos.'


Thiago Rocha, também da coordenação colegiada do Fórum LGBT de Pernambuco, convida o público a se unir: 'A Parada é um ato político feito para visibilizar as pessoas LGBTQIA+ e suas demandas. Este é o momento de estarmos juntos - mães, irmãos, pais, filhos, parentes. Juntos somos mais fortes. A luta pela democracia não pode parar'. Rivânia Rodrigues acrescenta: 'O tema da Parada da Diversidade nos chama a exercer nossa cidadania, respeitando uma população que merece respeito e igualdade.'


A Guarda Civil Municipal do Recife estará presente com um efetivo de 32 agentes distribuídos ao longo do percurso e na concentração do Parque Dona Lindu. Para garantir a mobilidade, a Companhia de Trânsito e Transporte Urbano do Recife (CTTU) montou um esquema especial para a circulação de veículos na Avenida Boa Viagem e em suas ruas adjacentes. Um efetivo de cerca de 124 agentes e orientadores de trânsito participa das ações.


A Prefeitura do Recife estará presente na Parada promovendo ações de conscientização, serviços de saúde e esquema de circulação do trânsito local durante a festividade. Diversas secretarias municipais se unirão para oferecer apoio à comunidade LGBTQIAPN+, incluindo serviços de saúde, orientação e conscientização.



bottom of page