Afro Babalakina comemora 20 anos com celebração de arte, ancestralidade e resistência no Jongo da Serrinha
- Pimenta Rosa
- há 4 dias
- 1 min de leitura
Criado por Aline Valentim, projeto referência nas culturas afro-brasileiras encerra ciclo de ações formativas com aula gratuita de dança afro e performance musical em Madureira.

O projeto Afro Babalakina, idealizado pela multiartista Aline Valentim, completa 20 anos de atuação contínua na promoção da arte, da educação e da inclusão social através das culturas afro-brasileiras e afro-diaspóricas. Para celebrar duas décadas de trajetória, o coletivo realiza uma série de atividades formativas em espaços populares do Estado do Rio de Janeiro, culminando em uma aula gratuita de dança afro e na Performance Musical Ouvir e Tocar, com os mestres Pedro Lima e Robertinho Silva, no próximo sábado (08), no tradicional Jongo da Serrinha, em Madureira.
Reconhecido por seu impacto sociocultural, o Afro Babalakina consolidou-se como uma importante rede de colaboração e economia criativa, reunindo artistas, mestres e comunidades em torno da valorização das manifestações populares e tradicionais. O projeto reafirma o compromisso com a inclusão social, a igualdade de oportunidades e o fortalecimento de práticas artísticas sustentáveis que preservam e difundem saberes ancestrais.
A circulação comemorativa contempla quatro encontros realizados em diferentes territórios do estado — Pequena África, Duque de Caxias, Niterói e Madureira — com uma programação diversa que inclui aulas livres, oficinas, rodas de conversa, diálogos e apresentações artísticas.
Serviço
Projeto Afro Babalakina - 20 anos
Dia: 8 de novembro - sábado
Horário: 14h
Local: Jongo da Serrinha - Rua Silas de Oliveira, 101 – Madureira Rio de Janeiro
Entrada gratuita




Comentários