top of page

Cine Tamoio 2025 celebra cinema independente e destaca protagonismo negro e LGBTQIAPN+ na 8ª edição

  • Foto do escritor: Pimenta Rosa
    Pimenta Rosa
  • 18 de dez. de 2025
  • 3 min de leitura

Festival reúne 105 filmes selecionados, com destaque para oito indicações de “Memórias com Vista pro Mar” e produções LGBTQIAPN+ em noite de encerramento na UERJ/FFP, em São Gonçalo



A noite de premiação da 8ª edição do Cine Tamoio – Festival de Cinema (RJ) - considerado um dos eventos mais relevantes da vitrine do audiovisual independente no Estado do Rio de Janeiro - será realizada nesta sexta-feira (19), a partir das 18h, no auditório da UERJ/FFP, em São Gonçalo, reunindo realizadores, estudantes e público em celebração à diversidade e à força do cinema independente. Nesta edição, o festival presta homenagem ao cineasta Antônio Molina, reconhecendo sua trajetória marcada pelo fortalecimento do audiovisual independente e pelo compromisso com narrativas socialmente engajadas, que reafirmam o cinema como espaço de reflexão, memória e transformação social.


Criado em 2016 pelo cineasta Alberto Sena, o festival recebeu, nesta edição, 867 filmes inscritos, dos quais 105 foram selecionados, concorrendo em 14 categorias e 9 gêneros, entre eles Animação, Documentário, Ficção, Negro, Indígena, LGBT, Terror e Gonçalense. O Cine Tamoio se consolida como o maior festival do Leste Fluminense, com forte impacto na formação de plateia e no fortalecimento de um mercado regional voltado às produções independentes.




Um dos grandes destaques de 2025 é o longa “Memórias com Vista pro Mar”, indicado em oito categorias, incluindo Melhor Filme, Melhor Diretor e Melhor Roteiro, ambos para Marton Olympio, além de Melhor Ator, com José Araújo, e Melhor Ator Coadjuvante, com André Ramiro. O filme também concorre nas categorias de Fotografia, Montagem e Direção de Arte, consolidando-se como uma das obras mais lembradas pelo júri do festival.


Indicado a Melhor Ator, José Araújo celebrou o reconhecimento e destacou a dimensão simbólica do projeto. Segundo o ator, as indicações representam não apenas a qualidade técnica do filme, mas o compromisso com narrativas que valorizam a ancestralidade e a cultura negra. Araújo ressalta a importância de estar em um projeto conduzido por um cineasta atento à responsabilidade de contar histórias a partir do olhar negro, enfatizando a emoção de ver o filme circular, ser visto e provocar identificação no público, independentemente do resultado final da premiação:


“Fiquei muito feliz e orgulhoso com as oito indicações do filme no Cine Tamoio. É um reconhecimento de um trabalho feito com afeto, sensibilidade e compromisso com a valorização da nossa ancestralidade e da história negra. Independentemente dos prêmios, o mais importante para mim é ver esse filme circular, ser visto por mais pessoas e chegar ao público com emoção e uma história forte e necessária.”

A edição de 2025 também ganha relevância pelo forte recorte de diversidade, especialmente no gênero LGBTQIAPN+, que conta com cinco filmes indicados:“Babilônia”, de Duda Gambogi (Cuba/MG);“Couraça”, de Susan Kalik e Daniel Arcades (BA);“E Seu Corpo é Belo”, de Yuri Costa (RJ);“Ficção Suburbana”, de Rossandra Leone (RJ);e “Nunca Estarei Lá”, de Rodrigo Campos (SP).As obras abordam diferentes experiências, corpos e territórios, ampliando o debate sobre identidade, afeto e pertencimento no cinema brasileiro contemporâneo.


Com caráter competitivo para produções de até 30 minutos, o Cine Tamoio vai além das exibições, promovendo palestras, oficinas e debates, consolidando-se como espaço de troca entre realizadores, pesquisadores, estudantes e movimentos sociais. Todas as edições do festival foram realizadas de forma independente, e a atual contou com apoio do Edital LPG – Projetando Saberes, da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa.


Realizado pelo Coletivo Ponte Cultural Produções, o festival mantém ainda uma atuação social contínua em Itaboraí, por meio do Instituto Coletivo Ponte Cultural, com oficinas gratuitas, saraus, cineclubes e biblioteca comunitária. A gratuidade das inscrições e da programação reafirma o compromisso do Cine Tamoio com a democratização do acesso à cultura e com a arte como instrumento de transformação social.


A 8° Edição do Cine Tamoio – Festival de Cinema (RJ) foi contemplada no edital Edital LPG de Apoio à Ações de Formação e Difusão do Audiovisual n° 11/2023 – (Projetando Saberes), da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa – SECEC.


 

No gênero LGBTQIAPN+, os indicados são:

  • Babilônia - Duda Gambogi - Cuba/MG

  • Couraça - Susan Kalik e Daniel Arcades - BA

  • E Seu Corpo é Belo - Yuri Costa - RJ

  • Ficção Suburbana - Rossandra Leone - RJ

  • Nunca Estarei Lá - Rodrigo Campos - SP



SERVIÇO

8º CINE TAMOIO 2025 – FESTIVAL DE CINEMA (RJ)

  • Homenageado: Antônio Molina

  • Data: 19 de dezembro de 2025

  • Horário: a partir das 18h

  • Local: Auditório da UERJ/FFP - Rua Francisco Portela, 1470 – Patronato – São Gonçalo/RJ

  • Entrada: Gratuita

  • Informações e programação completa: @cinetamoiofestival


 
 
 

Comentários


White on Transparent.png

Inscreva-se no site para receber as notícias tão logo sejam publicadas e enviar sugestões de pauta

  • Facebook
  • Instagram
  • Twitter
  • YouTube

Obrigado por inscrever-se!

@2022 By Jornal Pimenta Rosa

bottom of page