Diversidade corporativa: compromissos e desafios no mercado de trabalho da comunidade LGBTI+
- Pimenta Rosa
- 1 de out. de 2025
- 2 min de leitura
Com 75 empresas certificadas em 2025, incluindo a TIM pela terceira vez consecuitva, selo Equidade BR levanta debate sobre os limites entre compromissos públicos e transformações efetivas no mercado de trabalho.

Nos últimos anos, tornou-se cada vez mais comum ver empresas celebrando certificações de diversidade e inclusão. O selo Equidade BR, por exemplo, reconhece organizações que cumprem critérios ligados à promoção de um ambiente de trabalho livre de preconceitos contra pessoas LGBTI+. Em 2025, 75 empresas conquistaram a chancela, entre elas a TIM, pelo terceiro ano consecutivo. O reconhecimento é concedido pelo Instituto +Diversidade e pelo Fórum de Empresas e Direitos LGBTI+, e está em sua quarta edição.
Para obter o selo, as companhias precisam atender a 100% dos critérios em quatro pilares: políticas de não discriminação, criação de grupos de afinidade, programas de capacitação e apoio público à diversidade.
Entre as práticas que garantiram o destaque da TIM estão o Programa Carreiras de Orgulho, voltado ao desenvolvimento profissional de pessoas colaboradoras LGBTI+; o apoio psicológico e consultoria jurídica gratuitos; e benefícios como o auxílio-reembolso para transição de gênero. Outro projeto relevante é o Chama pro TIMe, que estimula indicações de candidatos LGBTI+ para vagas na empresa.
No campo da empregabilidade externa, a operadora patrocina pelo quinto ano consecutivo a Feira Diversa, mantém um banco de currículos da comunidade e estimula contratações inclusivas. Internamente, o Grupo de Afinidade Orgulho+ reúne pessoas LGBTI+ e aliadas para dialogar e aprimorar as políticas da companhia.
A diversidade também é celebrada na comunicação da marca. O TIM Music Festival e os eventos promovidos pela empresa contam com representatividade LGBTI+ em palcos e campanhas, assim como o time de influenciadores que dão voz às ações da operadora. Outro destaque é o aplicativo Teclado Consciente TIM, que identifica termos preconceituosos durante a digitação e sugere alternativas respeitosas, promovendo conscientização no dia a dia digital.
“Receber o Selo Equidade BR pelo terceiro ano consecutivo é a confirmação de que estamos no caminho certo ao integrar a diversidade como um pilar estratégico da nossa atuação”, afirma Alan. “Na TIM o compromisso de promover a inclusão de pessoas LGBTI+ vai além de uma responsabilidade interna, é também uma alavanca de transformação para o mercado e para a sociedade. A inclusão, para nós, é uma prática contínua que fortalece nossa cultura, impulsiona inovação e constrói um futuro inclusivo e sustentável, dentro e fora da empresa. Por isso, trabalhamos para garantir que as pessoas tenham acesso às oportunidades, com respeito, segurança e orgulho", finaliza Alan Kido, Gerente Executivo de Diversidade e Inclusão da TIM.




Comentários