Festival Atos de Fala celebra a força da palavra, da memória e do gesto no CCBB Rio
- Pimenta Rosa
- 10 de nov.
- 3 min de leitura
Sétima edição traz performances inéditas, diálogos entre arte e território e homenagens ao pensamento quilombola de Nêgo Bispo

De 13 a 23 de novembro de 2025, o Festival Atos de Fala ocupa o Teatro III do Centro Cultural Banco do Brasil Rio de Janeiro com uma programação que reafirma a potência da fala como ação política, poética e ancestral. Criado há 14 anos pelos curadores Cristina Becker e Felipe Ribeiro, o festival chega à sua sétima edição com 13 performances — 12 delas inéditas no Rio — e seis projetos da Mostra Laboratório de Criação, que reúnem artistas de diferentes regiões do estado.
A abertura será marcada pela estreia carioca de “Tapajós”, performance de Gabriela Carneiro da Cunha que transforma o teatro em um laboratório de revelação fotográfica. A obra discute a contaminação por mercúrio nas águas do Rio Tapajós e denuncia as violências ambientais que afetam corpos humanos e não humanos.
Inspirado na obra do pensador quilombola Antônio Bispo dos Santos (Nêgo Bispo), o festival propõe reflexões sobre tradução, escuta e convivência entre mundos. “Bispo se dizia tradutor, não pensador — um lavrador de palavras. Essa imagem nos inspira a pensar a arte como um gesto de tradução entre realidades, corpos e linguagens”, afirma o curador Felipe Ribeiro.
Entre destaques da programação estão “Terra Nullius – Má Criação”, da portuguesa Paula Diogo, que convida o público a percorrer o centro do Rio em um trajeto sonoro; “NIÑ(H)O – Ou uma Casa Provisória para o Nascimento do Invisível”, de Tiyê Macau, que propõe uma performance afropindorâmica; “T R A M A”, de Eleonora Fabião, fruto de uma residência com servidores públicos; e “Os Pombos Não São o que Parecem”, criação de Darks Miranda e Juliana Fausto, que encerra o evento em 23 de novembro.
Apresentado pelo Ministério da Cultura, Governo do Estado do Rio de Janeiro e Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa, através da Política Nacional Aldir Blanc, o Atos de Fala 2025 conta com patrocínio do Banco do Brasil.
SERVIÇO
Atos de Fala
De 13 a 23 de novembro de 2025
Local: Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB) – Teatro III
Endereço: Rua Primeiro de Março, 66 - Centro – Rio de Janeiro/RJ
Informações: (21) 3808-2020 | ccbbrio@bb.com.br
Apresentações no Teatro III
13 e 14/11, às 19h – “Tapajós”
15/11, às 19h – “NIÑ(H)O”
16/11, às 18h e dias 17 e 19/11, às 19h – Mostra Laboratório de Criação
20/11, às 19h – “Reconhecer e Perseguir”
21/11, às 19h – “Manejo”
22/11, às 19h – “T R A M A”
23/11, às 18h – “Os Pombos Não São o que Parecem”
14 e 21/11 – Espetáculo-percurso “Terra Nullius – Má Criação”
16h30 – Ponto de encontro na Praça Tiradentes
17h – Início do percurso em direção ao CCBB RJ
Ingressos: R$ 30,00 (inteira) e R$ 15,00 (meia-entrada) à venda na bilheteria do CCBB ou no site bb.com.br/cultura
Meia-entrada para estudantes, maiores de 65 anos e pagamentos com cartões Banco do Brasil.
Entrada gratuita para os espetáculos da Mostra Laboratório de Criação (ingressos disponíveis uma hora antes da sessão nas bilheterias física ou digital) e para “Terra Nullius – Má Criação” (para participar do espetáculo-percurso, é preciso se inscrever pelo formulário: https://forms.gle/XJ4yLdAFfq7G3LEa7)
Capacidade Teatro 3: 86 lugares.
Classificação: 16 anos
Funcionamento CCBB:
De quarta a segunda, das 9h às 20h (fecha às terças).
ATENÇÃO: Domingos, das 8h às 9h - horário de atendimento exclusivo para visitação de pessoas com deficiências intelectuais e/ou mentais e seus acompanhantes, conforme determinação legal (Lei Municipal nº 6.278/2017)





Comentários