top of page

Festival Cores da Saúde une arte, informação e prevenção em evento no Santa Cruz Shopping

  • Foto do escritor: Pimenta Rosa
    Pimenta Rosa
  • há 54 minutos
  • 3 min de leitura

Exposição, teatro, websérie e talk-shows marcam a programação gratuita no dia 29, integrando cultura e conscientização pela vida


Foto de divulgação: Alexandre Neves
Foto de divulgação: Alexandre Neves

Na próxima quarta-feira (29), das 14h às 18h, o Santa Cruz Shopping, na Zona Oeste do Rio de Janeiro, será palco do inédito “Festival Cores da Saúde: Arte, Informação e Prevenção para Salvar Vidas”, um evento que une arte, cultura e saúde em uma programação gratuita e interativa. Idealizado e com curadoria de Ana Brites, o festival chega para reforçar o valor da informação e da prevenção como instrumentos fundamentais para a qualidade de vida.


Inspirado nas campanhas do Outubro Rosa e do Novembro Azul, o evento destaca a importância dos cuidados preventivos contra o câncer de mama e o câncer de próstata, além de marcar o Dia Mundial de Combate ao AVC, celebrado na mesma data.


“Criamos o Festival para mostrar à população que a informação pode salvar vidas e utilizaremos uma forma criativa de chamar a atenção do público durante o Festival que alia arte, cultura, saúde e prevenção. Na programação, teremos convidadas contando suas histórias reais nos talk-shows, também a exibição de websérie no telão, uma apresentação de impactante esquete teatral e uma linda exposição fotográfica, que colore e ilumina as cicatrizes de pacientes oncológicas”, explica Ana Brites.

Cultura e saúde em sintonia

A programação inclui exposição artística e fotográfica, espetáculo teatral, lançamento de websérie e talk-shows com participação de especialistas e convidadas que compartilham histórias reais de superação. O evento promete emoção e reflexão ao abordar doenças silenciosas de maneira acessível e sensível.


Para Priscila Martins, coordenadora de marketing do Santa Cruz Shopping, o festival reforça o papel social do empreendimento. “o shopping tem um papel importante junto à sociedade porque facilita a conexão e sensibilização das pessoas. Recebemos milhares de clientes aqui diariamente. Trazer especialistas e entretenimento para o mall é uma forma de aproximar o público de temas e debates relevantes que, muitas vezes, podem transformar vida”, destaca.


Exposição “Corte & Cores”: cicatrizes que florescem

Entre os destaques, está a exposição fotográfica “Corte & Cores”, assinada pelo Instituto Amigas do Peito Por Aí e fotografada por Alexandre Neves. O ensaio apresenta 28 mulheres reais, com média de 45 anos, que exibem com orgulho seus corpos em processo de cura contra o câncer de mama. As imagens mostram as cicatrizes das cirurgias oncológicas transformadas em arte colorida, simbolizando força, autoestima e renascimento. “É a arte e a fotografia para conscientizar sobre a prevenção de doenças, o tratamento e o bem-estar. Além de incluir relatos das participantes, que se mostram bonitas e confiantes, ressalta também a força feminina com muita autoestima e esperança”, comenta Ana Brites.


Websérie e talk-shows: informação que inspira

Outro ponto alto da programação será a estreia da websérie “Cores da Saúde”, dirigida por Eduardo Lassah, composta por cinco episódios que abordam diferentes aspectos da prevenção a partir de histórias reais, depoimentos emocionantes e orientações médicas.


Além da exibição no telão, o festival contará com talk-shows ao vivo, conduzidos por Ana Brites, com entrevistas e participações de pacientes e especialistas. “Várias mulheres vão compartilhar suas jornadas de superação, mostrando que informação, empatia e acolhimento são caminhos de cura”, ressalta a curadora.


Amigas do Peito Por Aí: arte como cura

Parceiro essencial do festival, o Instituto Amigas do Peito Por Aí (APPA) atua no acolhimento de mulheres em tratamento oncológico, promovendo o uso da arte como ferramenta terapêutica e de fortalecimento da autoestima. A instituição acredita que o contato com diferentes expressões culturais ajuda na recuperação física e emocional das participantes.


Patrocínio e realização

O Festival Cores da Saúde é patrocinado pela Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro, Secretaria Municipal de Cultura, Afya/Unigranrio e Leste & Sudeste, por meio da Lei Municipal de Incentivo à Cultura (Lei do ISS). Conta ainda com o apoio da G-Tech, Santa Cruz Shopping, NIAD e do Instituto Amigas do Peito Por Aí, e é uma realização da Associação Riart, com curadoria e idealização de Ana Brites.



Programação - Festival Cores da Saúde:

  • 14h – Abertura - Exposição “Corte & Cores”. Fotografias: Alexandre Neves.

  • Concepção: Instituto Amigas do Peito Por Aí e MS Consultoria em Beleza e Maquiagem

  • Curadoria: Mayco Soares e Jô Monteiro/ Fotografias: Alexandre Neves. 

  • 14h15 – Esquete Teatral

  • 15h-15h45 – talk-show –“A vida fica mais colorida com a prevenção” 

  • 15h50 – 16h35 – talk-show – “Conhecendo histórias de Superação”

  • 16h40 – 17h25 - talk-show – “Arte ressignificando a Vida”

  • 17h30 – Lançamento da Websérie “Cores da Saúde”. Direção: Eduardo Lassah

  • 18h – Encerramento do Festival


Serviço 

  • Festival Cores da Saúde. Curadoria: Ana Brites

Data: 29 de outubro (quarta-feira), 14 às 18 horas

  • Exposição artística e fotográfica, espetáculo teatral, lançamento de websérie e talk-shows com foco no Outubro Rosa

Visitação: 29 de outubro (quarta-feira)- 10 às 22h

  • Local: Santa Cruz Shopping/ Endereço: Rua Felipe Cardoso, 540, Santa Cruz – térreo – RJ – Rio de Janeiro

  • Entrada gratuita/ Mais informações: @festivalcoresdasaude

 
 
 
White on Transparent.png

Inscreva-se no site para receber as notícias tão logo sejam publicadas e enviar sugestões de pauta

  • Facebook
  • Instagram
  • Twitter
  • YouTube

Obrigado por inscrever-se!

@2022 By Jornal Pimenta Rosa

bottom of page