Festival Internacional de Piano do Rio celebra 16 anos com concertos de artistas do Canadá, Brasil e China na Sala Cecília Meireles
- Pimenta Rosa
- há 1 hora
- 3 min de leitura
Sob direção artística de Lilian Barretto, Élisabeth Pion, Estefan Iatcekiw e Xiaohui Yang apresentam recitais entre os dias 9 e 16 de novembro, reafirmando o compromisso do evento com o talento e a diversidade na música erudita

Há 16 anos promovendo o encontro entre excelência técnica e sensibilidade artística, o Festival Internacional de Piano do Rio de Janeiro retorna à Sala Cecília Meireles com uma série de concertos que reúnem três grandes nomes do cenário pianístico mundial: Élisabeth Pion (Canadá), Estefan Iatcekiw (Brasil) e Xiaohui Yang (China). Idealizado e dirigido artisticamente pela pianista Lilian Barretto, o festival segue sua trajetória de incentivo à formação, ao aprimoramento e à projeção de jovens talentos da música.
A programação tem início em 9 de novembro, com o recital da canadense Élisabeth Pion, na abertura da série O Feminino no Piano. O programa apresenta a força criativa de compositoras que marcaram a história, incluindo a “Sonata nº 2”, de Grazyna Bacewicz; “Sept Mers Éparses” e “The Joy Factor”, de autoria da própria Pion; e “Chaconne”, de Sofia Gubaidulina. Após o intervalo, a Orquestra Sinfônica da UFRJ, sob regência da maestra francesa Nathalie Marin, interpreta a “Abertura para orquestra nº 1 op. 23 em mi menor”, de Louise Farrenc, e encerra a noite ao lado da solista em “Concerto para piano e orquestra op. 7 em lá menor”, de Clara Schumann.
No feriado de 15 de novembro, o destaque é o curitibano Estefan Iatcekiw, na série Estrelas do Piano Brasileiro, com o recital “Encontros Chopin – Rachmaninov”. Aos 20 anos, o jovem pianista — vencedor dos concursos internacionais de Vigo (Espanha) e Sanremo (Itália) — apresenta um programa vigoroso e lírico, com as obras “Sonata nº 3 em si menor op. 58” e “Barcarolle em Fá sustenido Maior op. 60”, de Frédéric Chopin, e a “Sonata nº 2 op. 36” (versão original de 1913), de Sergei Rachmaninov.
Encerrando a programação, em 16 de novembro, a chinesa Xiaohui Yang — vencedora da edição 2022 do Festival — retorna ao Brasil para o concerto de encerramento da série O Feminino no Piano. No repertório, “Das Jahr (O Ano)”, de Fanny Mendelssohn-Hensel; “Ballade”, de Shulamit Ran, primeira mulher a conquistar o Prêmio Pulitzer de Música; e “Ballade nº 1 em sol menor op. 23”, de Chopin. Após o intervalo, a Orquestra Sinfônica Brasileira Jovem, sob regência da maestra Priscila Bomfim, interpreta “Eu-Mulher”, de Juliana Ripke, inspirada no poema homônimo de Conceição Evaristo, e acompanha a solista em “Concerto para piano e orquestra nº 1 em sol menor op. 25”, de Felix Mendelssohn.
Além dos concertos, o Festival anuncia as datas de sua próxima edição competitiva: o Concurso Internacional de Piano do Rio de Janeiro 2026, que ocorrerá entre 25 de abril e 2 de maio. Reconhecido por revelar talentos e promover intercâmbio cultural, o evento tem patrocínio master das Transmissoras Paranaíba e Teles Pires e do Itaú, por meio da Lei de Incentivo à Cultura.

SERVIÇO
Festival Internacional de Piano do Rio de Janeiro
Local: Sala Cecília Meireles (Rua da Lapa, 47)
Ingressos: R$ 10 (meia-entrada) e R$ 20 (inteira)
Programa
9/11 (dom), às 11h
Série “O feminino no piano”
Orquestra Sinfônica da UFRJ
Nathalie Marin, regente
Élisabeth Pion, piano
GRAZYNA BACEWICZ
Sonata nº 2
ÉLISABETH PION
Sept Mers Éparses
The Joy Factor
SOFIA GUBAIDULINA
Chaconne
Intervalo
LOUISE FARRENC
Abertura para orquestra nº 1 op. 23 em mi menor
CLARA SCHUMANN
Concerto para piano e orquestra op. 7 em lá menor
15/11 (sáb), às 17h – Série “Estrelas do piano brasileiro”
Estefan Iatcekiw, piano
CHOPIN
Sonata nº 3 em si menor op. 58
CHOPIN
Barcarolle em Fá sustenido Maior op. 60
RACHMANINOV
Sonata nº 2 op. 36 (versão original de 1913)
16/11 (dom), às 11h – Série “O feminino no piano”
Orquestra Sinfônica Brasileira Jovem
Priscila Bomfim, regente
Xiaohui Yang, piano
FANNY MENDELSSOHN-HENSEL
Das Jahr (O Ano)
SHULAMIT RAN
Ballade
CHOPIN
Ballade nº 1 em sol menor, op. 23
Intervalo
JULIANA RIPKE
Eu-Mulher
FELIX MENDELSSOHN
Concerto para piano e orquestra nº 1 em sol menor, op. 25

