top of page
  • Foto do escritorPimenta Rosa

Instituto Brasil-Israel intensifica a luta contra o preconceito com a campanha #PenseAntesdeFalar

A campanha aborda diversas formas de discriminação, como racismo, LGBTQIA+fobia, intolerância religiosa, islamofobia e antissemitismo.



Em um esforço determinado para combater o crescente preconceito no Brasil, o Instituto Brasil-Israel (IBI) lançou nesta semana a campanha #PenseAntesdeFalar. Com versões de 90 e 30 segundos, os filmes destacam situações de discriminação contra minorias, expondo e repudiando as opressões enfrentadas por esses grupos no país.


Os números alarmantes de 2023 revelam que a islamofobia cresceu 900%, segundo a Associação Nacional de Juristas Islâmicos, enquanto o racismo teve um aumento de 67% nos casos em 2022, de acordo com o Anuário Brasileiro de Segurança Pública. O ódio aos judeus registrou um aumento de 1000% ao longo do ano, conforme levantamento da Conib (Confederação Israelita do Brasil) e Fisesp (Federação Israelita de São Paulo).


A campanha aborda diversas formas de discriminação, como racismo, LGBTQIA+fobia, intolerância religiosa, islamofobia e antissemitismo. No filme, representantes dessas minorias compartilham experiências cotidianas de agressões e fazem um apelo para a conscientização da população.


Participam da campanha personalidades como o comunicador Ariel Nobre, o ator Diego Raymond, o rapper Zeus, a atriz Viviane Pasmanter, a cantora Assucena Assucena, a ativista Neon Cunha e a estudante Fatima Hage.


Ruth Goldberg, presidente do Instituto Brasil-Israel, destaca a relevância da campanha diante das dificuldades em desenvolver políticas públicas contra o discurso e prática do ódio no Brasil. 'Em um momento desafiador como o atual, esta campanha se torna crucial para a reflexão', afirma Goldberg.


A participação de Ariel Nobre na campanha destaca a importância de lutar pela liberdade nas identidades das próximas gerações. 'Pessoas antes de mim lutaram para que eu pudesse ser quem sou livremente. Seguirei lutando para que as próximas gerações enfrentem outros problemas', ressalta Nobre.


O vídeo da campanha está disponível em <https://youtu.be/N23OHg6v5TY?si=Scwfk72pBBkb9qJm>.



bottom of page