Première Brasil 2025 faz história com maior seleção de longas no Festival do Rio
- Pimenta Rosa
- há 3 horas
- 5 min de leitura
Mostra apresenta 75 longas nacionais, 4 séries brasileiras e 124 títulos no total, reafirmando a diversidade e a potência do audiovisual brasileiro

A 27ª edição do Festival do Rio celebra em 2025 um marco histórico para o cinema nacional: a Première Brasil, principal vitrine do evento, anunciou a seleção de 75 longas-metragens brasileiros, o maior número já reunido desde a criação do festival. Somando curtas, médias e longas, são 124 produções, entre estreias mundiais, obras hors-concours e competições oficiais.
Dividida em mostras como Competição Principal, Novos Rumos, Retratos, Hors-Concours, Clássicos Restaurados, Programa Geração, Midnight Movies e O Estado das Coisas, a seleção contempla tanto nomes consagrados do cinema brasileiro quanto novos realizadores. Este ano, a mostra também apresenta uma edição especial com filmes sobre a COP-30, reforçando a atualidade do debate cultural e ambiental.
Além dos filmes, a Première Brasil amplia horizontes e inclui pela primeira vez quatro séries brasileiras, exibidas em noites de gala em tela grande, uma oportunidade inédita para o público vivenciar a experiência cinematográfica dessas produções originalmente criadas para plataformas de streaming.
Com 48 filmes concorrendo ao Troféu Redentor, 76 hors-concours e 54 estreias mundiais, a diversidade de olhares e narrativas é a marca desta edição. Para além das salas de cinema, o festival promove sessões populares com debates abertos ao público no tradicional Cine Odeon, além de ocupar cinemas do circuito CineCarioca e parques municipais, descentralizando a programação pela cidade.
O Armazém da Utopia, no Cais do Porto, será novamente a sede do festival, abrigando debates, encontros e o RioMarket, espaço voltado para negócios do setor audiovisual, que receberá profissionais do Brasil e do mundo.
“O Festival do Rio reafirma a nossa cidade como capital do audiovisual na América Latina. É uma vitrine da diversidade e da potência do cinema brasileiro, que aproxima grandes obras e novos talentos do público, formando plateias e fortalecendo a nossa identidade cultural”, destaca Leonardo Edde, presidente da RioFilme.
Números da Première Brasil 2025 / Festival do Rio:
320 longas inscritos
1000 curtas inscritos
124 filmes selecionados
48 filmes concorrendo ao Troféu Redentor
76 filmes hors-concours
54 estreias mundiais
4 séries brasileiras

Competição Principal – Ficção
A Vida de Cada Um, de Murilo Salles
Ato Noturno, de Marcio Reolon e Filipe Matzembacher
Coração das Trevas, de Rogério Nunes
Cyclone, de Flavia Castro
Dolores, de Maria Clara Escobar e Marcelo Gomes
Love Kills, de Luiza Shelling Tubaldini
Pequenas Criaturas, de Anne Pinheiro Guimarães
Ruas da Glória, de Felipe Sholl
Quase Deserto, de José Eduardo Belmonte
Virtuosas, de Cíntia Domit Bittar
#SalveRosa, de Susanna Lira
Competição Principal – Documentário
Amuleto, de Igor Barradas e Heraldo HB
Apolo, de Tainá Müller e Isis Broken
Cheiro de Diesel, de Natasha Neri e Gizele Martins
Honestino, de Aurélio Michiles
Massa Funkeira, de Ana Rieper
Meu Coração Neste Pedacinho Aqui - Dona Onete, de Mini Kerti
Novos Rumos
Cartas Para…, de Vânia Lima
Criadas, de Carol Rodrigues
Espelho Cigano, de João Borges
Eu Não Te Ouço, de Caco Ciocler
Herança de Narcisa, de Clarissa Appelt e Daniel Dias
Nada a Fazer, de Leandra Leal
Timidez, de Susan Kalik e Thiago Gomes Rosa
Uma em Mil, de Jonatas Rubert e Tiago Rubert
Uma Baleia Pode Ser Dilacerada Como uma Escola de Samba, de Marina Meliande e Felipe M. Bragança (Hors Concours)
Hors-Concours (Longas)
A Conspiração Condor, de André Sturm
Anos 90: a Explosão do Pagode, de Emílio Domingos e Rafael Boucinha
As Vitrines, de Flavia Castro
(Des)controle, de Rosane Svartman e Carol Minêm
O Agente Secreto, de Kleber Mendonça Filho
O Homem de Ouro, de Mauro Lima
Para Vigo me Voy, de Karen Harley e Lírio Ferreira
Perrengue Fashion, de Flávia Lacerda
Perto do Sol é Mais Claro, de Régis Faria
Por Nossa Causa, de Sergio Rezende
Querido Mundo, de Miguel Falabella e Hsu Chien
Sexa, de Gloria Pires
90 Decibéis, de Fellipe Barbosa
Retratos
Ary, de André Weller
As Dores do Mundo: Hyldon, de Emílio Domingos e Felipe David Rodrigues
Fernanda Abreu - Da Lata, 30 anos, o documentário, de Paulo Severo
Fôlego – Até Depois do Fim, de Candé Salles
Gláucio Gill – Um Teatro em Construção, de Lea Van Steen e Rafael Raposo
Meu Tempo É Agora, de Sandra Werneck
Milton Gonçalves, Além do Espetáculo, de Luiz Antonio Pilar
Não Sei Viver Sem Palavras, de André Brandão
Ninguém Pode Provar Nada: a Inacreditável História de Ezequiel Neves, de Rodrigo Pinto
O Brasil Que Não Houve - As Aventuras do Barão de Itararé no Reino de Getúlio Vargas, de Renato Terra e Arnaldo Branco
Rei da Noite, de Cassu, Lucas Weglinski e Pedro Dumans
Vou Tirar Você Desse Lugar, de Dandara Ferreira
O Estado das Coisas
Cadernos Negros, de Joel Zito Araújo
Com Causa, de Belisário Franca
Do Outro Lado do Pavilhão, de Emilia Silveira
Invencíveis, de Vitor Leite e Clarice Saliby
Itacoatiaras, de Sergio Andrade e Patricia Goùvea
Minha Terra Estrangeira, de João Moreira Salles, Louise Botkay e Coletivo Lakapoy
Na Onda da Maré, de Lucia Murat
O Pai e o Pajé, de Iawarete Kaiabi, Felipe Tomazelli e Luís Villaça
Pau d'Arco, de Ana Aranha
Reconhecidos, de Fernanda Amim e Micael Hocherman
Rua do Pescador nº 6, de Bárbara Paz
Midnight Movies
A Própria Carne, de Ian SBF
Copacabana, 4 de Maio, de Allan Ribeiro
Futuro Futuro, de Davi Pretto
Nosferatu, de Cristiano Burlan
Quarto do Pânico, de Gabriela Amaral Almeida
Clássicos Restaurados
A Mulher de Todos, de Rogério Sganzerla
Gêmeas, de Andrucha Waddington
Hermeto Campeão, de Thomas Farkas
Nossa Escola de Samba, de Manuel Horácio Gimenez
Programa Geração
Aventuras de Makunáima - Histórias Encantadas da Amazônia, de Chico Faganello
Criaturas – Uma Aventura entre Dois Mundos, de Juarez Precioso
Papaya, de Priscilla Kellen
Quatro Meninas, de Karen Suzane
Tainá e os Guardiões da Amazônia – Em Busca da Flecha Azul, de Alê Camargo e Jordan Nugem
Trago Seu Amor, de Claudia Castro
Séries Brasileiras (estreia em tela grande)
Ângela Diniz: Assassinada e Condenada, de Andrucha Waddington
Ayô, de Yasmin Thayná
De Menor, de Caru Alves de Souza
Tremembé, de Vera Egito
Coproduções Brasileiras
La Quinta, de Silvina Schnicer (Argentina, Brasil, Chile, Espanha)
O Riso e a Faca, de Pedro Pinho (Portugal, Brasil, França, Romênia)
The Black Snake, de Aurélien Vernhes-Lermusiaux (França, Colômbia, Brasil)
Curtas (divididos em seções)
Competição Principal: Alice, DIU, Final 99, Habitar o Tempo, Jacaré, Laudelina e a Felicidade Guerreira, Meu Amigo Satanás, Miranha, O Faz-Tudo, Os Quatro Exílios de Herbert Daniel, Peixe Morto, Quando Eu For Grande?, Replika, Safo, Sebastiana.
Novos Rumos Curtas: Brasa, João-de-Barro, Klaustrofobia, Os Arcos Dourados de Olinda, Ponto Cego, Presépio, Sandra, Sobre Ruínas.
O Estado das Coisas Curtas: A Tragédia da Lobo Guará, Entre nós, vive o rio, Réquiem para Moïse, São as Regras, Tia Morgana, Vípuxovuko - Aldeia.
Panorama Carioca de Curtas: Crônicas Marginais, Memória das Águas, O Menino e as Borboletas Zumbis, Teia.
Hors Concours Curtas: Coração Bandeja, Memórias com Vista pro Mar, Samba Infinito, Transferências.
Retratos Curtas: Eunice Gutman Tem Histórias, Marina Colasanti, Entre a Sístole e a Diástole, Sem a Mida Não Dá.
Comentários