top of page

Première Brasil 2025 faz história com maior seleção de longas no Festival do Rio

  • Foto do escritor: Pimenta Rosa
    Pimenta Rosa
  • há 3 horas
  • 5 min de leitura

Mostra apresenta 75 longas nacionais, 4 séries brasileiras e 124 títulos no total, reafirmando a diversidade e a potência do audiovisual brasileiro


Fotos divulgação
Fotos divulgação

A 27ª edição do Festival do Rio celebra em 2025 um marco histórico para o cinema nacional: a Première Brasil, principal vitrine do evento, anunciou a seleção de 75 longas-metragens brasileiros, o maior número já reunido desde a criação do festival. Somando curtas, médias e longas, são 124 produções, entre estreias mundiais, obras hors-concours e competições oficiais.


Dividida em mostras como Competição Principal, Novos Rumos, Retratos, Hors-Concours, Clássicos Restaurados, Programa Geração, Midnight Movies e O Estado das Coisas, a seleção contempla tanto nomes consagrados do cinema brasileiro quanto novos realizadores. Este ano, a mostra também apresenta uma edição especial com filmes sobre a COP-30, reforçando a atualidade do debate cultural e ambiental.


Além dos filmes, a Première Brasil amplia horizontes e inclui pela primeira vez quatro séries brasileiras, exibidas em noites de gala em tela grande, uma oportunidade inédita para o público vivenciar a experiência cinematográfica dessas produções originalmente criadas para plataformas de streaming.


Com 48 filmes concorrendo ao Troféu Redentor, 76 hors-concours e 54 estreias mundiais, a diversidade de olhares e narrativas é a marca desta edição. Para além das salas de cinema, o festival promove sessões populares com debates abertos ao público no tradicional Cine Odeon, além de ocupar cinemas do circuito CineCarioca e parques municipais, descentralizando a programação pela cidade.


O Armazém da Utopia, no Cais do Porto, será novamente a sede do festival, abrigando debates, encontros e o RioMarket, espaço voltado para negócios do setor audiovisual, que receberá profissionais do Brasil e do mundo.


“O Festival do Rio reafirma a nossa cidade como capital do audiovisual na América Latina. É uma vitrine da diversidade e da potência do cinema brasileiro, que aproxima grandes obras e novos talentos do público, formando plateias e fortalecendo a nossa identidade cultural”, destaca Leonardo Edde, presidente da RioFilme.

Números da Première Brasil 2025 / Festival do Rio:

  • 320 longas inscritos

  • 1000 curtas inscritos

  • 124 filmes selecionados

  • 48 filmes concorrendo ao Troféu Redentor

  • 76 filmes hors-concours 

  • 54 estreias mundiais

  • 4 séries brasileiras



ree

Competição Principal – Ficção

  • A Vida de Cada Um, de Murilo Salles

  • Ato Noturno, de Marcio Reolon e Filipe Matzembacher

  • Coração das Trevas, de Rogério Nunes

  • Cyclone, de Flavia Castro

  • Dolores, de Maria Clara Escobar e Marcelo Gomes

  • Love Kills, de Luiza Shelling Tubaldini

  • Pequenas Criaturas, de Anne Pinheiro Guimarães

  • Ruas da Glória, de Felipe Sholl

  • Quase Deserto, de José Eduardo Belmonte

  • Virtuosas, de Cíntia Domit Bittar

  • #SalveRosa, de Susanna Lira


Competição Principal – Documentário

  • Amuleto, de Igor Barradas e Heraldo HB

  • Apolo, de Tainá Müller e Isis Broken

  • Cheiro de Diesel, de Natasha Neri e Gizele Martins

  • Honestino, de Aurélio Michiles

  • Massa Funkeira, de Ana Rieper

  • Meu Coração Neste Pedacinho Aqui - Dona Onete, de Mini Kerti


Novos Rumos

  • Cartas Para…, de Vânia Lima

  • Criadas, de Carol Rodrigues

  • Espelho Cigano, de João Borges

  • Eu Não Te Ouço, de Caco Ciocler

  • Herança de Narcisa, de Clarissa Appelt e Daniel Dias

  • Nada a Fazer, de Leandra Leal

  • Timidez, de Susan Kalik e Thiago Gomes Rosa

  • Uma em Mil, de Jonatas Rubert e Tiago Rubert

  • Uma Baleia Pode Ser Dilacerada Como uma Escola de Samba, de Marina Meliande e Felipe M. Bragança (Hors Concours)


Hors-Concours (Longas)

  • A Conspiração Condor, de André Sturm

  • Anos 90: a Explosão do Pagode, de Emílio Domingos e Rafael Boucinha

  • As Vitrines, de Flavia Castro

  • (Des)controle, de Rosane Svartman e Carol Minêm

  • O Agente Secreto, de Kleber Mendonça Filho

  • O Homem de Ouro, de Mauro Lima

  • Para Vigo me Voy, de Karen Harley e Lírio Ferreira

  • Perrengue Fashion, de Flávia Lacerda

  • Perto do Sol é Mais Claro, de Régis Faria

  • Por Nossa Causa, de Sergio Rezende

  • Querido Mundo, de Miguel Falabella e Hsu Chien

  • Sexa, de Gloria Pires

  • 90 Decibéis, de Fellipe Barbosa


Retratos

  • Ary, de André Weller

  • As Dores do Mundo: Hyldon, de Emílio Domingos e Felipe David Rodrigues

  • Fernanda Abreu - Da Lata, 30 anos, o documentário, de Paulo Severo

  • Fôlego – Até Depois do Fim, de Candé Salles

  • Gláucio Gill – Um Teatro em Construção, de Lea Van Steen e Rafael Raposo

  • Meu Tempo É Agora, de Sandra Werneck

  • Milton Gonçalves, Além do Espetáculo, de Luiz Antonio Pilar

  • Não Sei Viver Sem Palavras, de André Brandão

  • Ninguém Pode Provar Nada: a Inacreditável História de Ezequiel Neves, de Rodrigo Pinto

  • O Brasil Que Não Houve - As Aventuras do Barão de Itararé no Reino de Getúlio Vargas, de Renato Terra e Arnaldo Branco

  • Rei da Noite, de Cassu, Lucas Weglinski e Pedro Dumans

  • Vou Tirar Você Desse Lugar, de Dandara Ferreira


O Estado das Coisas

  • Cadernos Negros, de Joel Zito Araújo

  • Com Causa, de Belisário Franca

  • Do Outro Lado do Pavilhão, de Emilia Silveira

  • Invencíveis, de Vitor Leite e Clarice Saliby

  • Itacoatiaras, de Sergio Andrade e Patricia Goùvea

  • Minha Terra Estrangeira, de João Moreira Salles, Louise Botkay e Coletivo Lakapoy

  • Na Onda da Maré, de Lucia Murat

  • O Pai e o Pajé, de Iawarete Kaiabi, Felipe Tomazelli e Luís Villaça

  • Pau d'Arco, de Ana Aranha

  • Reconhecidos, de Fernanda Amim e Micael Hocherman

  • Rua do Pescador nº 6, de Bárbara Paz


Midnight Movies

  • A Própria Carne, de Ian SBF

  • Copacabana, 4 de Maio, de Allan Ribeiro

  • Futuro Futuro, de Davi Pretto

  • Nosferatu, de Cristiano Burlan

  • Quarto do Pânico, de Gabriela Amaral Almeida


Clássicos Restaurados

  • A Mulher de Todos, de Rogério Sganzerla

  • Gêmeas, de Andrucha Waddington

  • Hermeto Campeão, de Thomas Farkas

  • Nossa Escola de Samba, de Manuel Horácio Gimenez


Programa Geração

  • Aventuras de Makunáima - Histórias Encantadas da Amazônia, de Chico Faganello

  • Criaturas – Uma Aventura entre Dois Mundos, de Juarez Precioso

  • Papaya, de Priscilla Kellen

  • Quatro Meninas, de Karen Suzane

  • Tainá e os Guardiões da Amazônia – Em Busca da Flecha Azul, de Alê Camargo e Jordan Nugem

  • Trago Seu Amor, de Claudia Castro


Séries Brasileiras (estreia em tela grande)

  • Ângela Diniz: Assassinada e Condenada, de Andrucha Waddington

  • Ayô, de Yasmin Thayná

  • De Menor, de Caru Alves de Souza

  • Tremembé, de Vera Egito


Coproduções Brasileiras

  • La Quinta, de Silvina Schnicer (Argentina, Brasil, Chile, Espanha)

  • O Riso e a Faca, de Pedro Pinho (Portugal, Brasil, França, Romênia)

  • The Black Snake, de Aurélien Vernhes-Lermusiaux (França, Colômbia, Brasil)


Curtas (divididos em seções)

  • Competição Principal: Alice, DIU, Final 99, Habitar o Tempo, Jacaré, Laudelina e a Felicidade Guerreira, Meu Amigo Satanás, Miranha, O Faz-Tudo, Os Quatro Exílios de Herbert Daniel, Peixe Morto, Quando Eu For Grande?, Replika, Safo, Sebastiana.

  • Novos Rumos Curtas: Brasa, João-de-Barro, Klaustrofobia, Os Arcos Dourados de Olinda, Ponto Cego, Presépio, Sandra, Sobre Ruínas.

  • O Estado das Coisas Curtas: A Tragédia da Lobo Guará, Entre nós, vive o rio, Réquiem para Moïse, São as Regras, Tia Morgana, Vípuxovuko - Aldeia.

  • Panorama Carioca de Curtas: Crônicas Marginais, Memória das Águas, O Menino e as Borboletas Zumbis, Teia.

  • Hors Concours Curtas: Coração Bandeja, Memórias com Vista pro Mar, Samba Infinito, Transferências.

  • Retratos Curtas: Eunice Gutman Tem Histórias, Marina Colasanti, Entre a Sístole e a Diástole, Sem a Mida Não Dá.

 
 
 

Comentários


White on Transparent.png

Inscreva-se no site para receber as notícias tão logo sejam publicadas e enviar sugestões de pauta

  • Facebook
  • Instagram
  • Twitter
  • YouTube

Obrigado por inscrever-se!

@2022 By Jornal Pimenta Rosa

bottom of page