top of page

Prêmio Plumas e Paetês Cultural celebra 20 anos com homenagem à rainha das cores do Carnaval, Maria Augusta

  • Foto do escritor: Pimenta Rosa
    Pimenta Rosa
  • há 1 hora
  • 2 min de leitura

Primeira premiação dedicada aos bastidores do Carnaval carioca reconhece cerca de 100 profissionais e amplia categorias em cerimônia gratuita no Teatro Carlos Gomes, nesta segunda (10)

José Antônio Rodrigues e Maria Augusta, a homenageada desta edição. Foto divulgação
José Antônio Rodrigues e Maria Augusta, a homenageada desta edição. Foto divulgação

Celebrando 20 anos de valorização dos profissionais que dão vida ao maior espetáculo da Terra, o Prêmio Plumas e Paetês Cultural realiza, nesta segunda-feira (10), a cerimônia de entrega dos troféus a cerca de 100 artífices e trabalhadores dos bastidores do Carnaval, no Teatro Carlos Gomes, a partir das 18h. Este ano, o troféu presta homenagem à icônica Maria Augusta, eternizada como a “rainha das cores do Carnaval Brasileiro”.


Reconhecido como Utilidade Pública da Cidade do Rio de Janeiro e chancelado pela Organização dos Estados Ibero-americanos (OEI), o Instituto Plumas & Paetês atua há mais de duas décadas na valorização da economia criativa do Carnaval, promovendo também oficinas de capacitação e a revista homônima. O objetivo é dar visibilidade a quem pesquisa, cria, costura, pinta, grava, documenta e faz o Carnaval acontecer longe dos holofotes.


Idealizado por José Antônio Rodrigues, o prêmio já contemplou 1.462 profissionais em 51 categorias desde sua primeira edição:


Um dos objetivos principais do Plumas e Paetês Cultural, é reverenciar os profissionais que estão nos bastidores e que são desconhecidos do grande público. É este trabalho que faz com que o espetáculo visto na Sapucaí e na Intendente de Magalhães, alcance proporções cada vez maiores a cada ano”, destaca.

Entre as novidades desta edição, a categoria “Assistente de Carnavalesco” entra oficialmente na premiação, reconhecendo o trabalho de Dandara Vital (Imperatriz Leopoldinense) e Bráulio Malheiros (Porto da Pedra). Para Dandara, carioca de Quintino e artista formada pelo projeto Damas em Cena, voltado à formação de pessoas trans, o reconhecimento tem um significado coletivo:


Ser a primeira vencedora nesta categoria é mais do que uma conquista pessoal, é o reconhecimento de um trabalho coletivo. Dedico este prêmio a quem faz o Carnaval acontecer nos bastidores e a todas as pessoas trans e travestis que seguem abrindo caminhos com coragem e beleza.”

A noite também contará com o espetáculo “Rainha da Cor do Carnaval Brasileiro”, dirigido pelas coreógrafas Marcia Frey e Luiza Regazzi, com jovens bailarinos de um projeto social. A entrada é gratuita, reafirmando o compromisso do Instituto Plumas & Paetês Cultural com a democratização do acesso à cultura.



Serviço:

Prêmio Plumas e Paetês Cultural - Troféu Maria Augusta

Data: 10 de novembro, segunda-feira

Horário: 18h

Local: Teatro Carlos Gomes - `Praça Tiradentes s/nº, Centro da Cidade

Classificação: livre


 
 
 
White on Transparent.png

Inscreva-se no site para receber as notícias tão logo sejam publicadas e enviar sugestões de pauta

  • Facebook
  • Instagram
  • Twitter
  • YouTube

Obrigado por inscrever-se!

@2022 By Jornal Pimenta Rosa

bottom of page